sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Sexta

História
(Shana Tova)

Rosh Hashaná é o nome dado ao ano-novo no judaísmo. Dentro da tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico e sétimo mês no calendário bíblico.A Torá refere-se a este dia como o Dia da Aclamação (Yom Teruá Levítico 23:24), pelo que os judeus caraítas seguem esta data mas não o consideram como princípio do ano.Já a literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram em erro ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal. Também teria sido neste dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Por isto considera-se este dia como Dia de Julgamento (Yom ha-Din) e Dia de Lembrança (Yom ha-Zikkaron), o início de um período de instrospecção e meditação de dez dias ( Yamim Noraim) que culminará no Yom Kipur, um período no qual se crê o Criador julga os homens.Estamos vivendo a partir do entardecer de hoje o ano 5770, de acordo com a tradição judaica.

Notícia
(Nunca é tarde)

Foragido da Justiça há 28 anos e dez meses, Ivonildo Soares Pires, 74 anos, foi preso por policiais da Divisão de Capturas - Polinter, na manhã desta quinta-feira. Contra ele havia dois mandados de prisão expedidos pelas 16ª Vara Criminal da Capital e 3ª Vara Civil de Nova Iguaçu. De acordo com o titular da especializada, delegado Marcos Cipriano, Ivonildo foi localizado e detido na rua Francisco Carlos, no bairro da Luz, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ivolnildo teve prisão decretada por estelionato, em novembro de 1980.

Da Redação
(Queridos)

Amigos, aprendi a admirar a cultura judaica pela minha amizade tão longa e bonita com o Nelsinho Burd. Meu grande amigo e irmão que as 6:30 da manhã de hoje me desejou Shana Tova. O que eu desejei a ele também. Gostaria de ressaltar que o que mais aprendi com o Nelsinho e aprendi com várias religiões é a cultura da paz. O Nelson é incapaz de matar uma mosca e só vi ele brabo duas vezes, mas são coisas pessoais. O Burdinho é meu irmão, um desses que a vida nos deixa. Hoje ele mora longe, lá em Israel. No entanto, nunca deixou de estar perto. Tu mora no meu coração bruxo.

Receita para o Fim de Semana - Tiago Paixão




Raviolli ao molho gorgonzola.

- 400g de raviolli de carne
- 1 caixinha de molho de tomate
- 100g de queijo gorgonzolla
- Meia cebola picadinha
- Sal, alho e pimenta do reino a gosto
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa) de maionese

Cozinhe a massa. Reserve.


Prepare o molho:

Refogue a cebola e o alho na margarina. Junte o molho. Deixe ferver e abaixe o fogo.Coloque o gorgonzolla esfarelado nas mãos. Misture até derreter o queijo. Junte uma colher de maionese e mexaaté dissolver bem. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Enfeite com folhas de manjericão.

Harmonização:

Temos vários elementos complicados na receita. O Gorgonzola e o Tomate chamam um vinho mais forte, mais encorpado. A sugestão é um Trapiche Cabernet Sauvignon 2007. Trata-se de um vinho de Mendonza por surpreendentes 17 reais. Uma outra suigestão, mais audaciosa, um Obikwa Pinotage 2008. África do Sul. A garrafa custa 24 reais.

Conexão Especial. Nelson Burd. Feliz Ano Novo


Sexta a noite, comeca o ano novo judaico...Que será de conquistas e realizacoes para todos nos, com certeza....Em Israel, o feriado comeca na sexta a tarde e vai até o domingo a noite....Quando os ônibus comecam a circular, e o comercio reabre.....Segundo a imprensa local, cerca de 1% dos israelenses passarão o RoshHashana em hotéis....Desse numero, a maioria eh formada por judeus ortodoxos....Os hotéis oferecem todas as refeicoes Kasher....Além dos serviços religiosos....A movimentação no aerporto Ben Gurion também é intensa....Com a chegada de turistas e de israelenses que moram fora....E aproveitam o feriado para visitar a família....Falo!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Quinta

História
(Sete Chaves)

No século XIII, os reis de Portugal adotavam um sistema de arquivamento de jóias e documentos importantes através de um baú que possuía quatro fechaduras, sendo que cada chave era distribuída a um alto funcionário do reino. Portanto, eram apenas quatro chaves. O número sete passou a ser utilizado devido ao valor místico atribuído a ele, desde a época das religiões primitivas. A partir daí começou-se a utilizar o termo “guardar a sete chaves” para designar algo muito bem guardado.

Notícia
(Greve)

Um menino de 4 anos morreu engasgado com um chiclete, em Belo Horizonte (MG), na segunda-feira. Ele foi levado para um posto de saúde, mas, segundo a mãe do garoto, não havia médicos no local por causa de uma greve. No maior pronto-socorro de MG, 249 pessoas de 13 a 19 anos foram atendidas depois de engasgar com algum objeto, no primeiro semestre deste ano. Com crianças de até 12 anos, o número sobe para 1.383 casos.

Da Redação
(Bom senso)

O que está em grave há muito tempo também é o bom senso. Este sim está guardado a sete chaves. Há profissionais que acreditam que devido a sua escolha vocacional estão bem acima do bem e do mal. São os ditos doutores. Aprendi de cedo que, via de regra, quem precisa colocar o título antes do nome, é que não se garante. São covardes isso sim. Tenho asco!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Quarta

História
(Deposto)

Juan Domingo Perón foi deposto da presidência da argentina em um dia 16 de setembro de 1955 por um golpe militar. Em seu lugar assumiu interinamente José Domingos Molina Gómez. No dia 16 de junho, do mesmo ano, já havia sido praticado um atentado contra o presidente que resultou 360 mortos e mais de 800 feridos.

Notícia
(Confissão)

Um casal confessou ontem o assassinato de idosa em Gravataí. O crime ocorreu na última terça-feira. O jovem de 21 anos e a mulher de 27 estavam desaparecidos e, inicialmente, negaram envolvimento no homicídio de Olga Guimarães Menezes, de 67 anos. O motivo da morte seria uma discussão devido a um saque não autorizado da pensão da vítima. Os acusados devem ser indiciados por homicídio qualificado e tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça.

Da Redação
(Amigos)

As vezes eu acho que se eu dedicar esse blog aos meus amigos não seria o suficiente para dizer o quanto os amo e quanto é necessário dizer isso todos os dias. Não importa se estejam em Porto Alegre, São Leopoldo, París, Rio Grande e qualquer lugar. Obrigado pro existirem.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Conexão - Nelson Burd - E Viva o Grêmio

Hoje eh aniversario do Gremio....
O Bruxo esta muito feliz....
Fui a alguns jogos com ele de 2002 a 2005....
Vi o sofrimento e a angustia que o fanatismo faz....
E nao estava apenas me olhando no espelho.....
Grande Bruxo....
Sempre mais pessimista do que eu.....
Ano passado, acreditava em rebaixamento....
Eu falava em Libertadores.....
Ele eh pessimista sim, mas sempre crente.....
Mais um aniversario, 106 anos.....
Segue a Imortalidade....
Falo!

Terça

História
(Hoje)

Nasce Sir Alexander Fleming (East Ayrshire, 6 de agosto de 1881 — Londres, 11 de março de 1955) foi o descobridor da proteína antimicrobiana chamada lisozima e do antibiótico penicilina obtido a partir do fungo Penicillium notatum. Nesse dia também foi lançada a música Wish you were here em 1975. Foi fundado o Greepeace, e a FEB partiu para a Itália sob o comando de Mascarenhas de Moraes. SIM É aniversário do Grêmio.

Notícia
(Só cinco)

A Polícia Federal (PF) de São Paulo apreendeu cerca de cinco toneladas de maconha na tarde desta segunda-feira (14). A apreensão foi feita no município de Várzea Paulista, a 54 km de São Paulo. Até as 16h, a assessoria de imprensa da PF ainda não tinha mais detalhes sobre o caso. A droga seria levada para a sede da PF em São Paulo, na Lapa, Zona Oeste da capital paulista.

Da Redação
(Hoje)

Por problemas técnicos o Blogordão saiu do ar nos últimos dias. Sim hoje é dia do aniversário do Grêmio como o Burdinho vai falar na sua coluna. Confesso que sou um desiludido com o futebol. É tudo tão sujo... Ontem eu ouvi numa CPI falarem o nome do Grêmio. E o nome saiu da boca de uns canalhas que assaltaram o estado... Se o estado foi assim, imagina o Grêmio.