sexta-feira, 13 de junho de 2008

A lenha do Homem do Contra


Enfim, depois de muito considerar, hoje pela manhã decidi: sou contra o gravador.
Grande ou pequeno, analógico ou eletrônico, escondido ou às vistas de todo mundo: soy contra.
Os motivos são muitos: primeiro por que é estranhíssimo escutar a própria voz gravada. Já ouvi, nem parece a minha própria voz, sai mais fina, mais anasalada, um arremedo de mim mesmo.
E essa sensação não é só minha não. Pra quem mora no Brasil, noticio que aqui no Rio Grande do Sul tem uma CPI na qual gravações telefônicas de políticos importantes têm sido reproduzidas a torto e a direito. Dia desses um dos tais políticos, com essa mesma minha sensação, negou que a voz que soava nos alto falantes fosse a dele. Pegou mal. Negou o óbvio, ninguém lembrou que ele poderia estar sendo sincero ao ser deparado à estranheza da própria voz.
Outro problema que encontro nos gravadores é que eles acabam comprometendo a gente com as coisas que a gente diz. Fica como se cada frase fosse pontuada com a assinatura de quem fala, num contrato que se inicia no nascimento com vida e termina no último suspiro.
Convenhamos que assim não dá. Acaba que temos que ser coerentes o tempo todo, e isso é tarefa pra gente muito honesta, incompatível com várias atividades, notadamente com a vida pública.
Essa mania de ficar gravando o que as pessoas dizem joga um governo de estado inteiro no caos, as coisas não andam, o garantido de muita gente desaparece, páginas e páginas de jornal, tumulto, quebra-quebra.
Isso exige o fim dos gravadores.

Senhores repórteres de rádio, me perdoem, eu sei que a coisa assim fica mais trabalhosa, mas é um sacrifício necessário.

Pelo bem do Estado, não gravem mais nada.

Receita para o fim de semana - Pelo Chef... simplesmente o Chef.


Bife com fritas:

1 Bife (Filé, contrafilé ou Alcatra) de 400 gramas
4 batatas médias (600g)
2 colheres (sopa) de óleo de canola
sal a gosto

Para o Bife:
Corte o bife (no sentido das fibras). Salgue e tempere com pimenta. Em Seguida sele a carne (com a frigideira bem quente passe por 30 segundos de cada lado). Uma colher de sopa de óleo e termine de fritar deixando em fogo médio por cerca de 2 minutos de cada lado.

Para as batatas:
Descasque as batatas, lave bem e corte em palitos. Coloque em uma assadeira e misture com o óleo, mexendo bem para que fique empregnada com o óleo. Leve ao forno alto (200ºC), por cerca de 30 minutos, mexendo ocasionalmente, até que fique dourada. Retire e sirva

Harmonização:O meu preferido para compor com o Bife com fritas é o Merlot. Considero um vinho bastante mineral o que pra mim combina bastante com a boa quantidade de sal (tempero básico da receita). Não se trata de uma harmonização muito ortodoxa, pois alguns diriam que esse prato exige mais corpo como um Carbernet Sauvignon ou um Malbec, fica a critério e ao paladar do leitor. Daí é uma questão de se o Vinho acompanha o prato ou o prato acompanha o vinho. No caso do Merlot, o prato segue sendo a estrela principal. O Carbernet Sauvignon permite a harmonia e o Malbec, faz do vinho o principal.

SEXTA

HISTÓRIA
(Inventor)

O inventor de um dos pratos mais consumidos do mundo, foi alguém importante. Parece simples, mas o primeiro a combinar Batatas Fritas e Bife foi o presidente americano Thomas Jéferson. A combinação, considerada excêntrica na época, surgiu quando Thomas era embaixador americano em PARIS. Apaixonado por batatas, o presidente rompeu o preconceito dos europeus em relação ao alimento vindo da América o Sul.

NOTÍCIA
(Violência)

A mulher de Patson Chipiro, líder do partido Movimento para a Mudança Democrática (MCD, sigla em inglês) no distrito de Mhondoro, foi assassinada por membros da milícia ligada ao governo do presidente Robert Mugabe. Segundo a edição do jornal britânico The Times desta quinta-feira, 12, Dadirai foi trancada em uma casa e queimada viva, a segunda mulher de um membro da oposição assassinada por militantes do partido governista Zanu (PF).

DA REDAÇÃO
(Brutal)

Caros amigos: Ainda existe esse tipo de coisa. Infelizmente a brutalidade do mundo ocidental (determinado assim pelos especialistas como Américas e Europa) não é suficiente, ainda temos que nos chocar com o que ocorre no oriente e na África. É triste, temos que diferir e seguir em frente. Talvez a única coisa que me mantenha firme nessa jornada, seja a minha limitação e incapacidade de compreender profundamente tudo isso... Acho que se entendesse, eu iria me desapontar demais...Mudando de saco pra mala, espero hoje, ansioso, o homem do contra.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

COLUNA MUSICAL - Pelo Felício








Três lançamentos de peso na semana passada!



THE FRATELLIS – HERE WE STAND
Para quem ainda não conhece essa boa banda escocesa, a faixa de abertura do álbum já diz tudo. MY FRIEND JOHN empolga com riffs de guitarra bem marcados, paradas de bateria, enfim, tudo o que o foi resgatado de bom pelo movimento pos-punk, e algo mais. Apesar de não ser uma banda completamente original, pois antes tínhamos THE LIBERTINES, KAISER CHIEFS, entre outras, THE FRATELLIS continua ótima nesse segundo álbum, e ainda mais diversificada do que antes. Ouça LUPE BROWN, ou MISTRESS MABEL e tire suas conclusões. O resultado alcançou uma projeção maior que o trabalho de estréia, COSTELLO MUSIC. O trabalho alcançou nada menos que o primeiro lugar na Inglaterra e o décimo sexto nos EUA.
MY FRIEND JOHN - http://www.youtube.com/watch?v=H1mhtCTQ-18
MISTRESS MABEL - http://www.youtube.com/watch?v=pVAQoBwXR20



WEEZER – RED ALBUM
Parece-me que WEEZER é uma daquelas bandas que ou você gosta de tudo, ou odeia. Como me coloco na primeira opção, posso dizer que gostei do álbum novo, seja do bom-humor de PORK AND BEANS - http://www.youtube.com/watch?v=muP9eH2p2PI , ou da pegada de TROUBLEMAKER - http://www.youtube.com/watch?v=c6YUyJJsN1A . Gostei. Será que sou um adolescente não-crescido? O vídeo feito para PORK AND BEANS, que traz dezenas de referências a cenas dos vídeos da Internet muito acessados, já e um dos mais procurados do YOUTUBE em todos os tempos.
Destaco também DREAMIN` - http://www.youtube.com/watch?v=a4FaSx5ZSwE




COLDPLAY – VIVA LA VIDA OR DEATH AND ALL HIS FRIENDS
Sempre acho complicado falar de um álbum muito esperado como o do COLDPLAY quando ele a recém foi lançado, sem digeri-lo devidamente. Mas nesse caso eu dou minha opinião tranqüilamente, porque ouvir VIVA LA VIDA... pela primeira vez foi bastante prazeroso. Gostei do toque do produtor BRIAN ENO, de quem sou fã.
Como sempre, a banda apresenta competência nas belas letras, como em
LOST! - http://www.youtube.com/watch?v=GeEKrukGxGo , e melodias que mudam nossa cabeça de lugar, ou alteram o clima de onde estamos.
VIOLET HILL - http://www.youtube.com/watch?v=IakDItZ7f7Q
VIVA LA VIDA - http://www.youtube.com/watch?v=c_w1adEV_pY
CEMETERIES OF LONDON - http://www.youtube.com/watch?v=eFE1mAKVqgM
Ah, em tempo. O álbum perfeito pra dar pra namorada, como presente secundário, claro!!!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Saudade

Saudade:

Quando gente pensa que se passaram 5 anos e meio finalmente a gente entende que faz falta. Eu entrei na Unisinos em 1998. Tive por lá por quatro anos e meio e foi um tempo incrível. Tenho certeza que por lá eu encontrei amigos para a vida toda, no entanto, alguns desses amigos sumiram por ai. Tenho contato ainda com alguns bons e poucos. Nelsinho, Basso, Taíse, Beta, Vanessinha, Edu, Larissa, Lelê, Dreher, Alex e Betinho às vezes. Letícias em Brasília e Staudt bem na gaúcha, o Bernando e a Kelen na Record e mais um ou outro colega que as vezes eu encontro e tenho a felicidade de ver que estão bem e isso me dá a certeza de que aquele grupo era muito especial. Totalmente diverso entre si, muitas vezes com grandes arranca-rabos, mas certamente muito especial. Morro de saudade de todos, mesmo daqueles que eram apenas rostos e eu nem mesmo sabia o nome e foram muitos.
Onde andam? Ju Fernandes, Monica, Natália, Adrione, Padre Osmar e tantos outros?
Sinto saudade dos professores, aqueles que me ensinaram com exemplos de como ser e até mesmo aqueles malas que me ensinaram com o seu exemplo como não ser. Mas lembro mais, lembro dos sabores, dos cheiros da Unisinos. Do Perfume das colegas, dos cheiros escabrosos perto dos lagos, do cheiro de mofo da biblioteca, da hemeroteca e de alguns professores (brincadeira). Lembro, com saudade, até da BR engarrafada. Das maluquices, das bebedeiras de tudo. Da Unisinos daquele tempo enfim. Ontem eu estive lá... mas estava sozinho sem o pessoal e deu saudade...de todos os que estiveram lá comigo.

QUARTA

HISTÓRIA
(A DEUS DARÁ)

Esta famosa frase serviu originalmente de resposta de quem não queria dar esmolas. Homens duros de coração respondiam aos mendigos que lhe estendiam a mão:Deus dará. Eles não. Quem dependia da caridade pública ficava em má situação, ao Deus dará. A expressão cristalizou-se de tal forma que, no século XVII, um negociante português que vivia no Recife, de tanto proferir a frase, passou a tê-la acrescentada ao próprio nome. Ficou conhecido como Manuel Álvares Deus Dará. Seu filho, Simão Álvares Deus Dará,foi provedor-mor da fazenda do Brasil.

NOTÍCIA
(ANATEL)

O Governo não concorda com a tendência de resolução da ANATEL sobre a fusão de duas empresas de internet e telefonia. A solução? Deve indicar dois novos conselheiros, aumentando a estrutura da agência para garantir que o resultado da consulta seja favorável a seus interesses.

DA REDAÇÃO
(Problemas)

Depois eu tomo bronca de todo mundo, mas não dá pra não falar na baixaria que é o governo (EM TODOS OS NÍVEIS E EM TODOS OS PARTIDOS). Na realidade administrar não é para amadores. Eu, por exemplo, sou jornalista e tenho dificuldades imensas em administrar a minha casa. Imagina uma cidade, um estado, um país. Pior que além de amadores, nem honestos eles são.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Juruna e Feijo

Perdoem, mas eu não resisti:

Juruna e Feijó:


Mario foi eleito em 1982. Seria deputado federal e deputado constituinte. O índio ganhou notoriedade, durante a década de 70, por exigir a demarcação das terras dos índios e então foi convidado por Leonel Brizola para ser deputado. Com a promessa de que poderia defender o seu povo, oprimido desde a época de colonização, Mario aceitou o desafio e foi facilmente eleito. Logo nos primeiros meses de seu mandato ganhou reconhecimento por andar sempre com um grande gravador. Deixava claro para todos que estava gravando os diálogos e virou motivo de piada.
Ninguém levava Mario a sério. Ainda assim, ele acusou, sem gravação, um deputado de tentar comprar seu voto no colégio eleitoral na eleição onde se defrontavam Tancredo Neves e Paulo Maluf. Desiludido com a política, mas pressionado pelo partido, ele concorreu nas eleições de 1986 e não foi reeleito. Em 1987 deixou a câmara dos deputados, mas seguiu ligado à política sempre defendendo a causa dos índios e mantendo em riste o seu gravador.
Paulo entrou para a política em 2006. Queria ser vice-governador do estado do Rio Grande do Sul. O empresário ganhou notoriedade ao ser presidente da Federasul e defender os direitos dos empresários. Ligado ao Partido Democratas, ele teve a promessa de que poderia lutar pela redução do estado e dos impostos. Paulo foi eleito, mas antes mesmo do pleito, já era pedida a sua renúncia sob a alegação de que falava demais. Paulo ganhou reconhecimento depois de gravar uma conversa com César, secretário chefe da casa civil do estado. Este tentava explicar-lhes os meandros da política. Paulo virou motivo de polêmica.
Ninguém levava Paulo a sério. Ainda assim, ele acusou, com gravação, o secretário de lhe propor indecorosamente apoio a Governadora Yeda. Desiludido com a política, Paulo sofre ameaças até mesmo de seus pares de partido. Em 2010 Paulo provavelmente deixa o mandato, mas seguirá ligado a política, defendendo sua classe: Os empresários.
Mário ficou conhecido como Juruna o Cacique do Brasil. Paulo ficou conhecido como Feijó, o empresário do estado. Juruna morreu de diabetes em 2002, Feijó ainda vive, mas politicamente sofrerá por ter tido a atitude de um índio num país onde o que mais existe é cacique.

EU RECOMENDO - Pela Konica (Que saudade)


Eu recomendo para quem tem namorado(a) por perto que passe este dia 12 juntinho, com uma jantinha a luz de velas e um vinhozinho para acompanhar.
Para quem está longe, que espere até conseguir ficar junto para fazer um programinha a dois.
E para quem está solteiro, umas simpatias de Santo Antônio (pode até não dar certo, mas garante o divertimento):
Para encontrar um (a) namorado (a):
1. a) Primeiro, amarre uma fita vermelha e outra branca na imagem de santo Antônio.
b) Enquanto dá os nós, faça o pedido.
c) Reze um pai-nosso e pendure o santo de cabeça para baixo, sob a cama.
d) Só deve desvirar a imagem quando a graça for alcançada.

2. a) Compre uma pequena imagem de Santo Antônio.
b) No dia do santo, coloque-a num copo cheio de água e repita sete vezes este pedido: "Meu Santo Antônio, arranje-me logo um amor que acabe com a minha mágoa, senão te deixo na água".
c) Só tire o santo do copo quando seu desejo se realizar.
3. a) No dia do santo (13), pegue um vidro com tampa (como aqueles de café solúvel) e encha-o de água.
b) Acrescente três folhas de manjericão, três folhas de louro e três pedacinhos de carvão.
c) Feche bem o vidro e esconda-o num lugar alto.
d) No dia 24 (São João), tire o vidro do esconderijo e jogue o conteúdo em água corrente - da torneira ou de um rio.
e) Na virada do dia 28 para o dia 29 (São Pedro), faça uma oração pedindo aos três santos que lhe arrumem um namorado ou namorada.
4. a) Pegue uma rosa vermelha.
b) Tire as pétalas.
c) Coloque-as dentro de um envelope vermelho.
d) Deixe o envelope debaixo do seu colchão por sete dias.
e) No oitavo, que deverá cair no dia 13 ou 24 de junho, entre as 6 e 8 horas da manhã, jogue o envelope num rio ou em água corrente.
5. a) Compre uma imagem de Santo Antônio que tenha um menino Jesus encaixado nos braços.
b) No dia do santo, vá a uma igreja que o homenageia.
c) Pegue o pão bento ali distribuído e dê a seus parentes e amigos alguns pedaços, que devem ser guardados junto dos alimentos.
d) Na igreja, acenda uma vela branca e reze para o santo lhe arrumar um bom marido (ou esposa). Tente não pedir um nome em especial, mas sim dizer as qualidades que espera dessa pessoa.
e) Em casa, separe o menino Jesus de Santo Antônio e prometa a este que lhe devolverá a criança assim que arrumar um bom companheiro ou companheira.
f) Depois da troca das alianças, cumpra o prometido e volte à mesma igreja no dia do Santo por três anos consecutivos.
Para descobrir o nome do seu amor :
1. a) Exatamente à meia-noite do dia 12, véspera de Santo Antonio, coloque água em um prato ou bacia e acenda uma vela.
b) Com os pingos da vela, deixe cair na água o número de gotas da sua idade.
c) Deixe o prato passar a noite no sereno.
d) Na manhã seguinte, jogue a água fora e observe a letra que formou. Ela será a inicial do nome do seu amado ou da sua amada.
2. a) Na véspera do dia do santo, antes de deitar, escreva o nome dos rapazes ou das garotas com quem você namoraria.
b) Num deles, porém, coloque a palavra "desconhecido".
c) Coloque todos sob o travesseiro e vá dormir.
d) No dia seguinte, ao acordar, enfie a mão embaixo do travesseiro e pegue um deles. Assim, saberá o nome do seu amor.
3. a) Na noite de Santo Antônio, coloque uma bacia com água no sereno.
b) Pegue quatro papeizinhos e escreva em três deles você escreve o nome dos seus pretendentes e, no quarto, "desconhecido".
c) Dobres os papéis e os mergulhe na bacia de água e vá dormir.
d) Na manhã seguinte, corra até a bacia para ver qual está aberto.

TERÇA

História
(Bem de cantinho)

Nascido nessa data em Juazeiro, na Bahia em 1931, João Gilberto ganhou um violão aos 14 anos de idade, e, desde então, jamais o largou. O violão é sua vida, sua obsessão. Na década de 1940, adorava escutar de Duke Ellington e Tommy Dorsey até Dorival Caymmi e Dalva de Oliveira. Aos 18 anos decide se mudar para Salvador com intenção de ser cantor de rádio e crooner. Em seguida, foi para o Rio de Janeiro, em 1950, e teve algum sucesso cantando no grupo Garotos da Lua. Entretanto, foi posto para fora da banda por indisciplina, passando alguns anos numa existência marginal, ainda que obcecado com a idéia de criar uma nova forma de expressar-se com o violão. Seu esforço finalmente foi recompensado e, após conhecer Tom Jobim - pianista acostumado à música clássica e também compositor, influenciado pela música norte-americana da época (principalmente o jazz) - e um grupo de estudantes universitários de classe média, também músicos, lançaram o movimento que ficou conhecido por bossa nova.

Notícia
(Romântico)

Uma chinesa desmaiou após engolir acidentalmente seu anel de noivado que estava escondido em um bolo. Apesar do susto, a mulher aceitou o pedido de casamento, segundo informa nesta segunda-feira o diário online Ananova. O noivo queria fazer um pedido de casamento romântico, inspirado nos filmes americanos, quando escondeu o objeto no bolo. "Eu imaginei que ela ficaria surpresa e feliz ao mesmo tempo", afirma o chinês. Contudo, a mulher se assustou e desmaiou quando o homem se ajoelhou para pedi-la em casamento. "Foi então que eu percebi que havia engolido o anel" - disse a noiva.

Da Redação:
(quietinho)

João devia fazer aniversário amanhã pra o Felipe falar dele. De qualquer forma, Eu digo e afirmo... Ele era Radical... Muito mais dos que pintam o cabelo, usam roupas rasgadas... Ele é moderno e também muito contundente em suas “revoltas” e o melhor... nem precisa fazer barulho pra isso.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Torres de Babel - (força) CARLINHA


Tem dias em que a gente tá murchinho, que nem uma florzinha arrancadado pé. Hoje eu acordei tri bem, mas ao botar o nariz pra fora daporta, acabei me sentindo com uma florzinha arrancada do pé. O dia tá feio aqui em Santa Maria, o mundo está desabando e nada de sol. A previsão é de frio ainda mais forte até quarta-feira, inclusive com possibilidade de geada! O fim-de-semana já vinha anunciando o quadro dessa segunda-feira. Mas o bom é que no findi dá pra variar um pouquinho, sair, fazer algo diferente. Dessa vez, saímos o Carlos, uma de minhas melhores amigas, minha mana e eu... Sim! Eu finalmente consegui desentocar a minha mana. Saiu à noite pela primeira vez e até tomou drink (sem álcool)... Pra um fim-de-semana que tinha tudo pra ser "chocho" eu até fui bem feliz! Só faltou a pipoca e o filme, nomais, teve até Renato Mirahil fazendo um showzinho quase particular pra nós... Mas que maravilha, só em falar nisso, já melhorei o meu humor. Me lembrei daqueles versos: "o pensamento parece uma coisa à toa/ mas como é que a gente voa qdo começa a pensar?". Talvez use mais essa receita nesses dias frios e chuvosos de inverno.
abraço!

Conexão Haifa - Burdinho Poeta


Sugiro acesso ao site www.gremiosempre.com.br
Tem um texto meu falando sobre a emocão de ser tricolor.....Emocao que o Bruxo conhece bem.....Tenho escrito muitas letras, uma ja foi musicada....Outra esta sendo.....Uma terceira, meio lupiciana, assustou meu amigo que toca violão...."Isso eh pesado", disse ele...."Passo teu dedo na minha lagrima e levo a tua boca, sinta o gosto do meu sofrimento".....Eu escrevi isso....Falo!

Segunda

História
(relógio de sol)

O relógio de sol, o mais antigo objeto usado pelo homem para medir o tempo, funciona observando-se a mudança de posição e comprimento das sombras projetadas pelo Sol nos diferentes períodos do dia. Localizados no Egito, os primeiros relógios, que datam de aproximadamente 3500 a.C., eram compostos apenas por um pilar, chamado gnomon,e podiam mostrar as duas metades do dia . Mais tarde, escalas de medidas foram adicionadas em volta da coluna para que os dias pudessem ser divididos em períodos mais curtos. A primeira evidência de divisão do tempo em partes iguais data de 1500 a.C..

Notícia
(acontece)

Equipes de resgate tiveram que destruir parte de um banheiro químico no último domingo para salvar um homem nu e bêbado que ficou entalado em Lebanon, no Estado americano da Pensilvânia. De acordo com as autoridades, o homem de 31 anos ligou para o 911 de seu celular enquanto estava preso no vaso sanitário. Ele havia bebido muito e tirado toda a roupa antes de utilizar o banheiro. De alguma maneira, ele acabou entalando. O bombeiro Chris Miller afirmou à emissora WPMT-TV que "em 21 anos de trabalho, essa foi a primeira vez que teve que resgatar alguém de uma privada de um banheiro químico".


Da Redação
(ah... acontece)

Depois de um fim de semana relaxante... Começamos novamente. Sem rancor da coitada da segunda-feira, apenas sobrevivendo a ela. Vamos com otimismo e alegria. É semana dos namorados. Coisa linda... Lembro de como é importante isso. Bem... Tudo de bueno a todos.