sexta-feira, 30 de novembro de 2007

RECEITA PARA O FIM DE SEMANA - Tiago Paixão


Acompanhamento de Maçã:

A receita de hoje é fácil, simples e rápida. Serve como acompanhamento, especialmente para carnes.

Ingredientes para duas pessoas:
Duas maçãs:
Açúcar
Canela
Manteiga

Modo de Preparo:
Descasque a maçã e corte a fruta em cubos. Aqueça uma frigideira, derreta a manteiga e coloque a maçã. Em seguida, ao começar a corar, adicione uma colher (de sopa) de açúcar para cada maçã. Ao derreter o açúcar, desligue o fogo, coloque uma colher (de chá) de canela. Sirva em porções pequenas acompanhando carnes fortes, especialmente cordeiro e de porco.

SEXTA

HISTÓRIA
(Cavalo)

Algumas das expressões que usamos todos os dias são carregadas de um preconceito muito grande. “Cavalo dado não se olha os dentes” é uma “evolução” de outra expressão: “Escravo dado não se olha os dentes”. Quando ia se comprar um escravo, a primeira coisa que o senhor fazia era examinar a boca do escravo, quando este era dado de presente, no entanto, era uma grande indelicadeza e considerado uma afronta se os dentes fossem examinados. Com o fim da escravatura, a expressão mudou.

NOTÍCIA
(Eu já sabia)

Quem lê o Blogordão, já sabia: Secretário Malman, ofendido com uma declaração do Delegado Juliano Ferreira, tentou afastar o delegado de suas funções depois que este questionou a eficácia da chamada Lei Seca. Ferreira, considerado um dos delegados mais eficientes do Brasil (pelo Ministério Público) foi mantido no cargo devido a apelos de técnicos do governo. O secretário, no entanto, vai exigir um retratação do delegado.

DA REDAÇÃO
(Falando grosso)

O Secretário, religioso uma barbaridade, não aceita ser contrariado. Sua cruzada contra a bebida alcoólica é doentia. Ele não admite nem mesmo que números questionem a eficácia de sua famigerada lei. Sua motivação é pessoal, no entanto, esquece uma premissa básica: O privado não deve influenciar no público. O secretário é o retrato claro de um governo, de um plano arrogante que não deu certo.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

CAMPANHA - Por Guilherme Bulla

O Holocausto do “menas”

Não tenho origens alemãs, nem simpatizo com qualquer tipo de totalitarismo. Por toda a vida busquei o exorcismo de todo o preconceito e intolerância que viessem a povoar meu dia-a-dia. Tenho cara de integrante de via-sacra e sempre ri muito comedidamente de piadas preconceituosas que teimavam e teimam em se repetir. Enfim, sempre procuro ser um bom menino, respeitador das leis e pagador de impostos. Tudo muito bonito, tudo muito bem... Mas “menas” não dá! É como uma sirene que grita “menAAAAAAAAAs” e me atordoa até o fim da frase. Nada mais faz sentido. Todos os meus pensamentos se voltam para a grande polêmica que habita as mentes mais humildes perfiladas ao redor de uma mesa: corrijo o assassino ou me martirizo para sempre no inferno da gramática?

Hoje, me deparo com tristeza e profundo sofrimento com a nova revolução imposta pelos lingüistas que afirmam que o que importa é se comunicar. Passou a mensagem? Tá valendo...

Valendo o escambau! Eu tenho o pleno direito de me manifestar contra a esculhambação do que quer que seja. Posso e o faço. Mas pensem nas crianças mudas telepáticas que não podem manifestar sua revolta contra a violência aos seus ouvidos. Exatamente, lembrem-se que elas não são surdas... PIOR! Pensem nas crianças burras hiperbólicas que, por mais que quisessem manifestar sua revolta, não poderiam por não terem a mínima idéia de que deveriam fazê-lo.

Aos dedos críticos que já se assanham a me tecladear, aviso que não sou o rei da verdade. Não pretendo ser. Nem mesmo me incomodo muito com o “mais maior”, ou mesmo com a versão plus “mais maior de grande”. Acho até engraçadinho... Ocorre que é justamente aí que reside o terrorismo do “menas”. Ele não é engraçadinho. Ninguém faz graça com o “menas”. Ele acaba sendo cuspido em entrevistas, palestras, reuniões de família, durante as discussões mais lúgubres com uma propriedade que, esta, sim, intimida.

Nunca se sabe o momento em que ele vai surgir e detonar uma bomba nos seus ouvidos. Eles estão por toda a parte! Nas bocas mais cultas, durantes os papos mais despretensiosos. Não há como diferenciar uma boca com “menas” de outra sem, pelo menos até que o atentado ocorra.

Trata-se de um golpe premeditado a nossa língua. Um movimento que vem sendo injetado subliminarmente em nosso inconsciente há anos. Quem não se lembra das palavras de Cássia Eller? “Palavras apenas, palavras pequenas, palavras, momento”. Não! Não são apenas palavras. É a própria honra de nossa língua manchada por inconseqüentes que jogavam borrachinhas na professora-tia que corrigia os coleguinhas no maternal. Revolucionários que não aprendem com os erros do passado. Os EUA conduziram o regime Taliban ao poder no Paquistão em 1996. O que estamos esperando?

Sou fissurado em quadrinhos e histórias de super-heróis. Adorei a trilogia adaptada aos cinemas dos X-Men, e sequer critiquei a morte do Professor Xavier. Sei que toda a língua é mutante, sendo, ao mesmo tempo, patrimônio de todos e de ninguém. Mas... “menas” é palhaçada!

Peço, portanto, que me ajudem a carregar esta bandeira em favor de nossos sensíveis aparelhos auditivos, e, acima de tudo, em nome da gloriosa Língua Portuguesa que, assim como a Marisa Monte, é de ninguém, é de todo mundo e todo mundo lhe quer bem. Venha comigo você também, e vamos viver um mundo onde MENOS “MENAS” É MAIS”!!!


**** Breve explicação.... Guilherme Bulla é Músico, Bacharel em Direito, e tem formação superior em Amizade com o Tiago. É um dos melhores amigos que a vida me deu. Está na chamada realeza, de onde participam pessoas que a vida, esta desgraçada, não conseguiu me tirar por mais que ela tente. Amo o Gui como meu irmão... sem tirar nem por.... (até pq se tirasse ou puzesse seria gay)... De qualquer forma, ter esse texto aqui... representa que esse blog passou de nível... É cada vez mais a minha casa... agora o Guija já tá aqui também. Seja bem vindo My Friend!

COLUNA MUSICAL - Por Felício Meincke



Hoje quero trazer uma banda bem diferente: Vive La Fete

Essa dupla formada na Belgica, na verdade um casal, empolga com seu som electropop. Eu sinto como um som bem expressionista. Escute no Youtube a musica Noir Desir pra saber do que eu estou falando. A voz angustiada diz tudo.

http://www.youtube.com/watch?v=Pt64KsS0Fx8

Aqui mesmo em Porto Alegre, ouvi essa musica em uma pista de danca, e o corpo se movimenta sozinho! .

Outras musicas lembram bastante os anos 80, são boas para dançar ou ouvir bem alto:

Maquilage

http://www.youtube.com/watch?v=ucVBtoTiEoM&feature=related

Assez

http://www.youtube.com/watch?v=tOMHcxMyATY

JÁ ACABOU, MAS CONTINUA BOM DE OUVIR

Eu fui duas vezes ao show do Midnight Oil. Nessa semana encontrei algumas apresentações muito boas da banda. Vale a pena assistir, principalmente as do álbum 10,9,8,7,6,5,4,3,2,1 (1982)

Power and the passion

http://www.youtube.com/watch?v=RO7n2m8O_og


US Forces

http://www.youtube.com/watch?v=DdaYb93x2O4

Tambem acho imperdivel a apresentacao em NY da musica The River Runs Red

http://www.youtube.com/watch?v=0EyQkc2w5E4

QUINTA

HISTÓRIA
(Quieto)
Em um dia 29 de novembro, mais precisamente em 2001, o mundo perdia o Beatle tímido. George Harrison morreu de câncer há seis anos. Nascido em Liverpool em 25 de Fevereiro de 1943, Harrison era considerado o virtuoso do grupo. De poucas palavras, o guitarrista era muito integrado a questões religiosas tendo uma forte ligação com o oriente.

NOTÍCIA
(Sorte)

Apesar de ter ganhado US$ 1 milhão na loteria nesta segunda-feira, o americano Timothy Elliott, 55 anos, não pode ser considerado um homem de sorte. Ele não poderá receber o prêmio, porque estava em prisão condicional e proibido de apostar na loteria. As informações são do site boston.com. Elliott, que foi condenado por dois assaltos a bancos em Cape Cod, próximo a Boston, foi proibido de jogar ao receber uma redução da pena por roubo sem armas no anos passado. A Justiça ordenou que ele "não apostasse em jogos de azar, não comprasse bilhetes de loteria e não visitasse estabelecimentos onde o jogo é permitido".

DA REDAÇÃO
(Sorte)

A sorte sorri de forma estranha as vezes. O caso de Elliot por exemplo é um exemplo. Mas também o de Harrison, não se pode dizer que ele não foi feliz, apesar de sua aparência triste. O meu Beatle favorito é o Ringo, por que acho que ninguém fez mais pela paz do que ele. A paz do grupo que tanto gostei. Lembro de dar a notícia da morte de Harrison por volta do meio dia, e a notícia foi seguida pela execução da música My Sweet Lord. Eu chorei escondido, em seguida pensei: "agora sim o George deve estar feliz". Parece que ele compreendia algo que para nós ainda é ruim: Existe mais felicidade do que ganhar na loteria... O George sabia! Ainda assim, eu gostaria de ganhar!

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

QUARTA

História
(Peste)

A Peste Negra, que matou mais de 70 milhões de pessoas na Europa ocorreu, porque as pessoas acreditavam que quem tivesse um gato era uma bruxa. Logo todos os gatos foram queimados, deixando os ratos, com as suas doenças, circular livremente e multiplicar-se. Sem o predador natural, o Rato Preto ajudou a disseminar a doençã que varreu a europa em vários momentos da idade média.

Notícia
(Cara de Pau)

Alexander D. Smith, 31 anos, recebeu um acusação de conduta desordeira e duas de falsificação quando tentou entrar no banco e depositar uma nota falsa de US$ 1 milhão, segundo o xerife do condado de Aiken, na Carolina do Sul. As informaçõa são da CNBC. Ele apresentou a nota para um caixa do banco Regions, mas o funcionário não aceitou o dinheiro e chamou a polícia. Smith começou então a gritar e amaldiçoar os empregados. A nota estava amassada e riscada, além de estar impressa como se fosse de uma série de 2005. Smith já havia comprado cigarros com um cheque roubado em uma loja próxima ao banco.

Da redação
(Aquele abraço)

Mais real do que o rei, um secretário resolveu ficar brabo, furioso com a estatística. Acontece que este secretário, conhecido por sua cruzada contra o alcool, teve de comentar a estatística que mostra que os homicídios aumentaram, especialmente devido a problemas relacionados com drogas. Os homicídios relacionados com o consumo de bebidas, não tiveram alteração. O religioso secretário ficou furioso ao ser supreendido pela estatística durante uma apresentação pública de números. Como resolver a situação? Parece bastante claro. O Delegado responsável pela estatística está ameaçado de deixar o cargo. É mais ou menos o mesmo que queimar o gato, acusando o pobre bicho de bruxaria e deixar os ratos livres. Oremos... Oremos...

terça-feira, 27 de novembro de 2007

EU RECOMENDO - Por Márcia Bahlis


3x1

Hoje a minha dica vai ser três em um: Ir a Gramado (principalmente para quem não conhece a Serra Gaúcha), aproveitar que o Natal Luz já começou e voltar a ser criança num lugar encantado, e onde se hospedar.

No climinha da Serra nada melhor do que ficar em uma pousada aconchegante e que faz a gente se sentir em casa... E melhor, com preço bem acessível!

Sugiro a Pousada Saint Gottard... É um ambiente super simples, mas a dona Elisabeth faz tudo com muito amor e carinho... Tratando os hóspedes como membros de sua família.
Quem fica lá uma vez não troca por outro lugar!

Para quem quiserem dar uma olhadinha no site o endereço é: http://www.gramado.com.br/sg/
:)

TERÇA

HISTÓRIA
(Uma OVA)

OVA é uma piada. Quando alguém diz... "Isso é uma OVA...". A origem está ligada ao cinema. Antes de cada filme de animação, aparecia a sigla O.V.A. (original video animation - Animação original em vídeo). Como o cinema era ligado a comédia, uma pessoa não dizia que iria assistir a um filme, mas sim a uma OVA. Logo, ao primeiro sinal de indignação, uma pessoa que gostaria de negar peremptoriamente algo, dizia, não vou fazer tal coisa ou farei uma OVA. Virou gíria. Agora você já sabe de onde vem.

NOTÍCIA
(E Viva la democracia)

As instalações em La Paz de vários canais de televisão foram atacadas e apedrejadas nesta segunda-feira por grupos de pessoas que gritavam palavras de ordem em favor do presidente Evo Morales e contra "a oligarquia", segundo imagens mostradas pelos meios de comunicação atingidos. As agressões aconteceram depois que vários oradores, numa manifestação a favor de Morales e liderada pelo próprio presidente, acusaram os meios de comunicação da violência que causou três mortos e 300 feridos durante o final de semana em Sucre.

DA REDAÇÃO
(A democracia)

A expressão é forte, mas eu assino em baixo: A América latina é um novo oriente médio. Senão vejamos, Diferenças étnicas? Sim nós temos. Forte tendência para governos autoritários? Sim nós temos. Observe dentro dos paises andinos por exemplo, a verdadeira raiva que existe entre os serranos e os costeiros. Ou ainda, os "europeus" e os "nativos" ou ainda os negros. Brigas políticas, pois isso temos ainda mais do que o oriente médio. Ainda temos mais, temos violência no trânsito, tráfico de drogas, excesso de bebida alcoólica, e porque não? A cobiça internacional pelo petróleo (Venezuela e Brasil), o Gás, e a água doce. Ou seja, estou comprando amanhã a minha passagem para o Iraque.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

OS CHARMOSOS DA BELINHA - Beli Lamarque


Segunda-feira não é um bom dia para muita gente... Tá todo mundo com saudade do fim de semana, com muito trabalho pela frente e louco para que a semana passe rápido.A dica que eu tenho, não vai diminuir o trabalho dos leitores, nem fazer com que a semana passe voando, só tem intenção de divertir um pouquinho, para que a segunda não seja tão ruim assim.
A dica é: morriderir.com "Se tu és capaz de sorrir quando tudo deu errado, é porque tu já descobriste em quem pôr a culpa
"Morram de rir! No bom sentido, é claro. =))Boa semana!!!

Segunda

HISTÓRIA
(Galochas)

Um chato de galocha é um cara insistente. Galocha é uma espécie de bota que se colocava por cima dos sapatos, para não danificar o calçado. No entanto, a Galocha, apesar de preservar o sapato, estragava tudo em que pisava.Seja gramado, ou o piso de uma casa. A origem da expressão é diversa, no entanto uma explicação da filologia nos indica o sentido de reforçar, como fazia a galocha com os sapatos. A popular está ligada ao fato de, certas vezes, recebia-se alguém, e quando este não retirava as galochas, fazia uma grande sujeira, o que é bastante chato.

NOTÍCIA
(Sacanagem)

Uma avó escocesa foi proibida pela Justiça de dar doces a seus netos após um tribunal ouvir da mãe das crianças que eles estavam sofrendo com problemas nos dentes. A avó, identificada pela Justiça pelas iniciais E.M., havia entrado com uma ação legal contra sua filha para poder ter contato com seus quatro netos. Mas a mãe relatou ao tribunal que a avó levava duas sacolas com doces a cada visita que fazia às crianças. O juiz Daniel Kelly decidiu que a avó pode visitá-los uma vez ao mês, desde que não leve doces.

DA REDAÇÃO
(Doces)

Não sou um grande apreciador de doces, todos sabem, mas uma das melhores lembranças que tenho é de ganhar pacotinhos de Mumu quando chegava na casa da minha avó materna. Coisa bem boa. Não é a toa que dizem que vó é mãe com açúcar. A minha então... nem se fala. Só me resta dizer que a notícia, chata, é apropriada para uma segunda-feira e que esse juiz, e essa mãe, são dois chatos de galocha!