sexta-feira, 25 de julho de 2008

Lenha do Homem do Contra

Hoje é lenha mesmo.
Ouço no rádio que determinada rede de supermercados está promovendo um abaixo-assinado contra o trabalho escravo no Brasil.
Abaixo-assinado sempre me lembra os tempos de escola. Este inútil instituto geralmente surgia quando colocavam um professor que desagradava a turma, fosse por ser mau, fosse, às vezes, por ser bom demais. Fato é que sempre tinha um aluno, dotado de genuíno espírito de liderança, para promover um abaixo-assinado no intuito de remover dito mestre, o que invariavelmente não sensibilizava as nossas saudosas Irmãs da Ordem de São José, resultado: dava em nada.
A propósito, o gênio do espírito de liderança geralmente também dava em nada.
Mas em prosseguimento, mesmo nas rudimentares mentes da qual dispunhamos em nossos floridos anos de escola eram capazes de conceber que o abaixo-assinado se presta para manifestar insatisfação contra uma situação legítima e consolidada (no caso a nomeação do professor) e com a qual nos inconformávamos, fosse por motivo justo ou injusto.
Assim, caros leitores, promover abaixo-assinado contra a escravidão (o que convenhamos não se trata de situação legitima já faz mais de cem anos) é de uma ingenuidade da qual nem o mais imberbe líder estudantil seria capaz.
A anacrônica proposta se equivale a promover abaixo-assinado em face de homicídios, latrocínios, tortura ou qualquer outro crime previsto em lei.
Bom, feita a análise, lá vem a paranóia:
Esta rede multinacional é um dos principais clientes dos corredores e das salas de audiência da Justiça do Trabalho. São dezenas de processos diariamente promovidos por seus funcionários e ex-funcionários, que trabalham muito, ganham pouco, são submetidos a jornadas extraordinárias, etc, etc, etc, nos dizeres mais direcionados para o lado esquerdo, são os escravos da era moderna.
Captaram a idéia?
Aposto um cafezinho como em sede de defesa, nas inúmeras demandas laborais, dita rede vai usar esse abaixo-assinado como comprovação de sua responsabilidade social e, me perdoem o vocabulário, o escambau. Um belo argumento de defesa, endossado por quem, caros leitores?
Pelos clientes que vão lá, ingenuamente, apor suas preciosas assinaturas no nefasto abaixo-assinado.

Receita para o fim de semana - Pelo Chef

Entrecot com molho Chimichurri.

Ingredientes ( o molho serve até 10 pessoas e pode ser guardado):

Um molho de salsinha (dá umas duas xícaras grandes, quando picado).
Duas cabeças de alho (uns 15 dentes).
Uma xícara de azeite de oliva.
Um litro de vinagre de maçã (ou de vinho tinto, difícil de encontrar em Brasília).
Uma xícara de café de pimenta calabresa e/ou páprika picante
Uma colher de sopa de sal (mais se o chimichurri vai ser usado só enquanto a carne estiver sendo assada, menos se for usado para temperar a carne depois, ou para comer com pão).
Suco de uns tres limões.
Duas colheres de sopa de orégano.
Uma peça de Entrecot

Picar a salsinha e o alho e a cebola, se forem utilizados), misturar com o vinagre, o azeite, a pimenta, o orégano e o sal. Pode ser passado no liqüidificador ou no processador, mas sem que vire papa. Deixar repousar o molho durante umas quatro ou cinco horas para que todos os sabores tenham tempo de se misturar.
Pré aqueça o forno a 200 graus por 10 minutos. Sele o Entrecot com uma frigideira bem quente. Deixe o pedaço cerca de 1 minuto pra cada lado. Em seguida baixe o fogo e deixe passar por 3 minutos de cada lado. Leve ao forno e deixe a carne por 7 minutos. Desligue o forno e sirva a carne com o molho por cima.
Para acompanhar eu sugiro um simples purê de batatas.

Harmonização:

A harmonização é fácil e simples. Carne Vermelha, molho argentino (ou Uruguaio).. que você acha??? Malbec de Mendonza é a minha pedida. Também há uma boa possibilidade de se harmonizar com um Merlot, mas daí use pouco o molho que é bastante forte.

Coluna Musical - Felício Meincke

E saíram, finalmente, os finalistas para um dos prêmios que considero os mais importantes da musica mundial; O MERCURY PRIZE. São escolhidos, inicialmente, trabalhos de artistas do Reino Unido que entraram nas paradas entre 2007 e 2008. Depois, a lista fica reduzida em 12 trabalhos; os mais significativos. E, no dia 4 se setembro, o álbum vencedor será nomeado. A tradição nos últimos anos tem sido a eleição de um artista `revelação`, mas nesse ano o favorito parece ser uma banda consagrada, RADIOHEAD. Em 2007, o vencedor foi KLAXONS, com o excelente MYTHS OF THE NEAR FUTURE, já comentado aqui no BLOGORDAO.
A lista de candidatos em 2008 está bem variada, do eletrônico ao indie rock.
Jazz, cantoras angelicais ou fúnebras, uma lenda do rock... tem de tudo.
Seguem os indicados ao prêmio e alguns comentários. Clique nos links e depois de sua opinião! Uma boa oportunidade pra conhecer novos estilos de musica.... Ah, COLDPLAY e seu VIVA LA VIDA ficou de fora da lista final!
Adele - 19 TIRED - http://www.youtube.com/watch?v=NPNpWv4CdP8&feature=related
British Sea Power - Do You Like Rock Music? WAVING FLAGS - http://www.youtube.com/watch?v=w2n-7K0Ef6Y
Burial - Untrue RAVER - http://www.youtube.com/watch?v=zVvFKaRGeW0&feature=related
Elbow - The Seldom Seen Kid GROUNDS FOR DIVORCE - http://www.youtube.com/watch?v=iL4mywCOJXA
Estelle - Shine NO SUBSTITUTE LOVE - http://www.youtube.com/watch?v=c3--O6mcfwQ
The Last Shadow Puppets - The Age... STANDING NEXT TO ME - http://www.youtube.com/watch?v=_8YRx47oylM&feature=user
Laura Marling - Alas I Cannot Swim GHOSTS - http://www.youtube.com/watch?v=XonJJbV54BE
Neon Neon - Stainless Style BELFAST - http://www.youtube.com/watch?v=5vJi1fmdYbg
Portico Quartet - Knee-Deep In The North Sea
POMPIDOU - http://www.youtube.com/watch?v=2QD0pu4mQzk&feature=related
Robert Plant & Alison Krauss – Raising Sand TRAMPLET ROSE - http://www.youtube.com/watch?v=y7a85yBt4Wk&feature=related
Radiohead - In Rainbows HOUSE OF CARDS - http://www.youtube.com/watch?v=8nTFjVm9sTQ
Rachel Unthank & The Winterset – The Bairns
SEA SONG - http://www.youtube.com/watch?v=09PRtSYPS_Y
MEUS FAVORITOS? RADIOHEAD e THE LAST SHADOW PUPPETS
Mais informações no site oficial http://www.nationwidemercurys.com/

Sexta

História
(Pinga)

Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo. Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse. Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou. O que fazer agora? A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor. No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado. Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo. Resultado: o ‘azedo’ do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente. Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome ‘PINGA’. Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de ‘ÁGUA-ARDENTE’. Caindo em seus rostos e escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar. E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.

Notícia
(Sacanagem)

Um juiz da Nova Zelândia decidiu que os pais de uma menina de 9 anos deveriam mudar o nome da criança devido aos constrangimentos pelos quais ela estava passando. A jovem, chamada Talula Does The Hula From Havaí (Talula Dança a Hula do Havaí), supostamente tinha tanta vergonha de seu nome que se recusava a divulgá-lo para seus colegas de escola.

Da Redação
(Pra que?)

Sacanagem com a criança. Isso não se faz com ninguém, imagina com a filha. É sexta-feira, dia de Me, muié e moté. Vamos nós!! Em seguida a coluna do Felício e a minha!!!

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Quinta

História
(SENTENÇA PROFERIDA EM 1487 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO)

“Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de duas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos; de cinco irmãs teve dezoito filhas; de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas; de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas; de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas; dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas, da própria mãe teve dois filhos. Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e três mulheres”.E agora vem o melhor: “El-Rei D. João II perdoou-lhe a morte e mandou-o pôr em liberdade aos dezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo, e guardar no Real Arquivo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo”.

Notícia
(Bandido)

Um menino de 11 anos foi morto na terça, ao tentar entrar num mercado de bairro em Peruíbe, na Baixada Santista (SP). Ele estava acompanhado de outro menor, de 12 anos, detido pela Polícia Militar (PM). Apontado como autor do disparo, o proprietário do estabelecimento, Petrolíneo Sizílio da Silva, fugiu após o crime, mas deverá comparecer a delegacia na quinta-feira. O assassinato aconteceu no bairro Caraguava. Os estudantes A.M., de 11 anos, e R.S.P., de 12 anos, tentavam entrar no Minimercado Família usando uma escada colocada na parede lateral do prédio. Eles não tinham passagem pela polícia. Atingido na cabeça, A.M. foi socorrido, levado ao pronto-socorro (PS) da cidade e transferido para a Santa Casa de Misericórdia Santos (SP), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Da Redação
(Deixar claro..)

Pra mim há três bandidos nessa história. Bom mesmo é o Padre... esse é dos importantes.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Eu Recomendo - Pela Konica!


Eu Recomendo!


Para quem curte lindas fotos, não deixem de visitar o Flickr da Flávia Rocha http://www.flickr.com/photos/neguinhasuburbana/
Esta bióloga carioca tira fotos de pontos turísticos, artesanatos, e pequenos detalhes que fazem a gente perceber que a beleza está em todas as partes, basta apenas prestar a atenção nelas.
Quem gosta de animais não deixe de olhas as fotos do Zoológico de Buenos Aires, que fazer jus ao lindo lugar.

Terça

História
(Hora)

A hora (ou Voz) do Brasil teve seu começo em 1935. Foi em um dia 22 de julho que o DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, instrumento político do Estado Novo, editou o primeiro programa que existe até hoje. Antigamente havia, além da função política, a necessidade de oferecer um noticiário para todo o Brasil. Até o começo do Governo Lula, o começo da Voz do Brasil era marcado pelos primeiros acordes da ópera O Guarani de José de Alencar.


Notícia
(Bandidos)

Um tribunal de segunda instância da Argentina confirmou uma condenação a 25 anos de prisão do ex-chefe do Exército Cristino Nicolaides pelo seqüestro e desaparecimento de cerca de 20 guerrilheiros durante a última ditadura militar no país, informaram hoje fontes judiciais. A Câmara Federal de Buenos Aires ratificou ainda as penas que o juiz Ariel Lijo tinha imposto em dezembro aos ex-comandantes do Exército Luis Arias Duval (25 anos), Waldo Roldán (23 anos) e Carlos Fontana (21 anos), assim como a sentença a 23 anos do ex-policial Julio Simón. O coronel Pascual Guerrieri teve pena reduzida de 20 a 16 anos de prisão, enquanto não emitiu sentença sobre o antigo comando Juan Carlos Gualco, a quem o juiz Lijo tinha sentenciado a 23 anos de prisão.

Da Redação
(triste)

Estou triste pelas notícias do dia, mas pelo menos duas coisas me deixam feliz. Primeiro essa informação de que os bandidos argentinos vão pra cadeia. Pena que os do Brasil sigam livres. Outro motivo de júbilo é o aniversário da Carla Torres, nossa colunista. Felicidades!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Torres de Babel - Carlinha


Ahá! Vocês não se livraram de mim!!! Cá estou para mais uma aventura pelas linhas das Torres de Babel... E hoje com umas linhas a mais, umas gordurinhas textuais, já que não dei as caras na semana passada. Bom, nada que vá causar algum ataque cardíaco, pelo contrário, a vida da gente já é tão agitada, que mais vale falar de amenidades, sem que isso signifique necessariamente falar de coisas chatas. Com esse lero-lero, quero dizer a vocês que o negócio é ter paciência, e não só com os outros, como a gente logo pensa quando alguém fala sobre isso. Ter paciência pra saber o tempo de ir e de ficar, para entender se aquele antigo sonho está mesmo louco pra se soltar das amarras mentais e quer ser de verdade, ou se ele precisa de mais algum tempo para ser batizado de Realização; paciência suficiente para viver e conviver conosco e com as pessoas. Nesse ponto você já deve estar se perguntando: "Mas o que há de aventura nisso que essa criatura está dizendo? Disso eu já sei, com isso tudo eu já sei lidar, oras!" Poisé, posso estar sendo nada original com essa conversa que tem mais cara de papo-auto-ajuda, mas a real é que de tudo o que ouvimos, de tudo o que dizem que nos estão ensinando – isso desde o cruzamento das espécies aos valores humanos – tudo isso nós já sabemos mesmo, o que nos falta é organização dos dados. Mas com certeza, a pior parte da história não é ter que ouvir aquilo que julgamos já saber, mas colocar em prática do jeito ideal tudo o que acumulamos em nossas cabeças (ocas). E quem disse que praticar a tolerância que nos pedem é fácil? Quem disse que naquele momento em que você quer enforcar o primeiro que se atravessa na frente é simples abstrair a maldade e entender que, na maioria das vezes, ninguém tem nada a ver com os nossos problemas? É, ser paciente hoje em dia – sem beirar o que muitos consideram palermice ou ingenuidade no pior sentido da palavra – é complicado... É uma aventura segurar a adrenalina derramada na corrente sangüínea a cada vez em que somos contrariados. É bem comum nos acharmos a última bolachinha do pacote, a última Coca do deserto, aquela pessoa sem a qual o mundo nunca mais será o mesmo. Mas a realidade é que temos de nos recolher à nossa insignificância eentender que ser feliz implica abrir mão de certas coisas, mesmo que seja uma convicção ou verdade inquestionável. Paciência, gente, com o outro, com as coisas que nos cercam, mas principalmente com a gente. Um dia, a gente aprende a se aventurar direito e realmente aprender alguma coisa que preste.

Segunda

História
(Besta)

A besta ou balestra é uma arma com a aparência de uma espingarda, com um arco de flechas, acoplado na ponta de sua coronha, acionada por gatilho, que projeta setas, dardos similares a flechas. Ela foi bastante usada no século XVI e chegou a coexistir com e depois foi substituída pelos mosquetes, primeiras armas de fogo. Hoje, continua a ser fabricada, pois é usada, em algumas partes do mundo, por caçadores. A besta têm esse nome por causa da proibição papal de utilizá-la contra outro cristão. Em regiões onde essa ordem não foi ouvida, ela tem outros nomes (como o inglês crossbow, literalmente "arco em cruz").

Notícia
(Burocracia)

A burocracia ameaça mais uma vez a vida de Tiarles Silveira Moretto, 29 anos, que convive com uma enfermidade rara, chamada fenilcetonúria atípica. Desde o dia 18, o medicamento Tetrahydrobiopterin BH4, importado da Suíça, está preso no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Sem o remédio, Tiarles pode entrar em coma. O estoque da família deve durar até o fim da semana.

Da Redação
(desgraça)

E não tem um juiz pra liberar os remédios... Se fosse um bandido eles liberavam bem rápido, mas é um remédio... pra salvar a vida de um justo... então, deixa ele morrer. Cadê os direitos humanos? Há tão ocupados cuidando dos bandidos.

Conexão Haifa - Bruxo no Pagode


Sexta fim da tarde estive num samba de primeira em Yafo, ao lado de Tel Aviv....Cartola, Paulinho da Viola e Clara Nunes no repertorio.....A banda era formada pelo vocalista, que cantava bem, afinado....Um cabeludo no tamborim....E um sosia do Harry Potter no violao e cavaquinho.....Colonia brasileira em peso la.....Vi muita gente.....Terminaram a noite com "Berimbau" e "Canto de Ossanha"....O Bruxo ia gostar....Falo!