sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Sexta

História
(Shana Tova)

Rosh Hashaná é o nome dado ao ano-novo no judaísmo. Dentro da tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico e sétimo mês no calendário bíblico.A Torá refere-se a este dia como o Dia da Aclamação (Yom Teruá Levítico 23:24), pelo que os judeus caraítas seguem esta data mas não o consideram como princípio do ano.Já a literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram em erro ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal. Também teria sido neste dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Por isto considera-se este dia como Dia de Julgamento (Yom ha-Din) e Dia de Lembrança (Yom ha-Zikkaron), o início de um período de instrospecção e meditação de dez dias ( Yamim Noraim) que culminará no Yom Kipur, um período no qual se crê o Criador julga os homens.Estamos vivendo a partir do entardecer de hoje o ano 5770, de acordo com a tradição judaica.

Notícia
(Nunca é tarde)

Foragido da Justiça há 28 anos e dez meses, Ivonildo Soares Pires, 74 anos, foi preso por policiais da Divisão de Capturas - Polinter, na manhã desta quinta-feira. Contra ele havia dois mandados de prisão expedidos pelas 16ª Vara Criminal da Capital e 3ª Vara Civil de Nova Iguaçu. De acordo com o titular da especializada, delegado Marcos Cipriano, Ivonildo foi localizado e detido na rua Francisco Carlos, no bairro da Luz, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ivolnildo teve prisão decretada por estelionato, em novembro de 1980.

Da Redação
(Queridos)

Amigos, aprendi a admirar a cultura judaica pela minha amizade tão longa e bonita com o Nelsinho Burd. Meu grande amigo e irmão que as 6:30 da manhã de hoje me desejou Shana Tova. O que eu desejei a ele também. Gostaria de ressaltar que o que mais aprendi com o Nelsinho e aprendi com várias religiões é a cultura da paz. O Nelson é incapaz de matar uma mosca e só vi ele brabo duas vezes, mas são coisas pessoais. O Burdinho é meu irmão, um desses que a vida nos deixa. Hoje ele mora longe, lá em Israel. No entanto, nunca deixou de estar perto. Tu mora no meu coração bruxo.

Nenhum comentário: