quarta-feira, 29 de julho de 2009

Quarta

História
(Vá pentear macacos)
Esta frase, proferida como ofensa, é adaptação brasileira de um provérbio português: "Mau grado haja a quem asno penteia". Na tradição de Portugal, pentear burros e jumentos seria tarefa menor, quase desnecessária. Provavelmente o verbo significava escovar, um luxo para animais de carga. Mas no século XVIII, o animal já havia sido substituído por bugio em Portugal e por macaco no Brasil, tal como aparece em documentos de 1756 assinado pelo Rei Dom José (1714-1777), que deve ter penteado muitos macacos, já que quem exercia o poder era o Marquês de Pombal (1699-1782), que, inclusive, transferiu a capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro.

Notícia
(A Mandioca)
Uma mandioca gigante pesando quase 25 kg foi colhida por Brás Paulino de Freitas, 46 anos, morador do município de Cassilândia (MS). A raiz estava plantada há mais de três anos no fundo de um terreno localizado na região central da cidade, do qual Brás é zelador. O homem conta que se assustou quando percebeu o tamanho da raiz. "Já tirei da terra mandiocas de até 6 kg, mas tão grande assim nunca tinha visto", afirma. Com 2,4 m de altura e 60 cm de largura, a mandioca teve que ser retirada da terra com a ajuda de uma picareta e demorou quase duas horas para ser totalmente removida.

Da Redação
(A Mandioca e o Macaco)
Segundo um famoso apresentador de TV no CQC, a "Mandioca é dele!!!" Hoje é um dia importante... só isso. Sem mais no momento. Não gostou? Vá pentear macacos.

Um comentário:

Ollie disse...

Difícil não pensar um monte de piadinha sacana com uma mandioca desse tamanho, hehehe.