segunda-feira, 7 de julho de 2008

História:
(Absolvição)

Foi no dia 7 de julho de 1456 que o Papa Calisto III absolveu Joana D’arc de Heresia. O detalhe é que ela foi morta 25 anos antes, em uma fogueira julgada pela SANTA Inquisição.

Notícia:
(Tranqüilinho)

Um homem de 20 anos, em claro estado de embriaguez, deitou e dormiu uma ferrovia perto da cidade de Kiel, no norte da Alemanha, e acordou depois debaixo de um trem, saindo milagrosamente ileso do incidente, informou neste domingo a polícia alemã.

Da Redação:
(Fogueira)

Um dia alguém que tenha a comunicação na mão vai falar verdades sobre o que a Igreja fez durante séculos. Digo, sem medo de errar, que foi das instituições mais sangrentas da história e por que? Por poder! O Calisto em questão, era representante da família Bórgia que teve vários Papas e a forma de conseguir o poder, muitas vezes, era jogando todos na fogueira.

4 comentários:

Ollie disse...

Isso continua até hoje, queridos... É que as fogueiras de hoje não têm, necessariamente, labaredas. E não são só nomes importantes... às vezes pode ser um borra-botas qualquer do seu trabalho, querendo te ferrar.

Tiago Paixão disse...

falou e disse... Borrabotas... eles existem!!!

Dona Sra. Urtigão disse...

Mas quanto a questão do poder da igreja ou do Império Romano que se apoderou do cristianismo para permanecer e ampliar o poder, basta ler-se um pouquinho da história do ocidente para que não reste dúvidas. E essas questões tenho visto discutidas na blogosfera, em diversos sítios e ocasiões.
Um abraço,

Tiago Paixão disse...

Para constar a relação promiscua entre a igreja e o Império Romano ou qualquer instituição de poder, tal como o império Napoleonico, o governo da Espanha e de Portugal, lugares onde a Inquisição foi mais forte nos séculos XV, XVI e XVII. No caso dos primeiros anos de associação entre Império Romano e Cristianismo apartir de 313 e até 846 como império e até 1453 com o império instalado em Constaninopla), e na época das cruzadas, muita gente morreu "EM NOME DE DEUS". Bem mais tarde, quando o Império Romano já não existia há mais de 500 anos, houve a resolução da questão romana onde a igreja se associaçou a ninguém menos do que Mussolini e poucos anos depois, fechou os olhos e a porta das igrejas para o Holocausto, e por que? Por que os nazistas poderiam ter vencido a guerra e a igreja não iria querer ter um inimigo tão poderoso. Infelizmente ainda hoje, a igreja fecha os olhos pra muita coisa... ainda é, para mim, uma instituição podre e promíscua.