sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Receita do Fim de Semana (e uma dica de vinho pra acompanhar) - Por mim mesmo




Batatas Rosti

3 unidades de batatas médias
1 colher (sopa) de manteiga
Sal
Pimenta do reino


Descasque as batatas e cozinhe até que fiquem macias, mas sem se desmanchar. Rale as batatas ainda mornas, e imediatamente misture com as mãos as batatas, o sal e a margarina. Depois é só forrar uma frigideira anti-aderente com a metade da batata ralada, em caso de recheio deve-se colocar aqui, em seguida ponha, sobre o recheio, a outra metade. Acomodando bem, e sem que fique muito grosso. Leve ao fogo médio até que a parte de baixo esteja dourada, com a ajuda de uma espátula retire, coloque em um prato, e recoloque na frigideira virando o prato, para que a parte de cima doure também. Sirva imediatamente.

Caso seja feito como prato principal, deve-se rechear. Eu sugiro rechear com queijo, ou queijo, rúcula e tomates secos. Pode-se ainda fazer um preparado refogado de manteiga, cebolas e manjericão.
Vinho: Para acompanhar, eu sugiro um vinho tinto jovem. Pinot Noir é um exemplo. Sugiro os da Serra Gaúcha, são bons e baratos. Claro que deve-se atentar para a composição do recheio. Quanto mais forte o recheio, mais encorpado deve ser o vinho.

Um comentário:

Vitória Mota disse...

Tinha que botar a cebola, né seu Tiago??? Não sabe cozinhar sem ela???