quinta-feira, 1 de novembro de 2007

QUINTA

História
(desafio)

Outra pergunta do seu Carlos Marmota: Porque no Brasil se usam expressões Seu e Dona: SEU e SIÁ equivalem a senhor e senhora. São alterações fonéticas nascidas na época da escravidão, devido a dificuldade de nativos da áfrica em pronunciarem o português. Também o VOCÊ e VOSMECÊ foram como os escravos pronunciaram Vossa Mercê, que era como eles deviam referir-se a seus amos. DOM e DONA são forma mais culta, derivadas do latim: dómino e dómina. O significado é o mesmo que senhor e senhora. Provêm do latim DOMUS, casa. Dómino é o senhor da casa. Da mesma forma, Mordomo é o "maior da casa".

Notícia
(Pastor)

Considerado um dos maiores traficantes de armas e munições do País, Valdenício Antunes Barbosa, 42 anos, conhecido como Val ou João Grandão, se apresentou na terça-feira à 40ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. O suspeito prestou depoimento à juíza Renata Gil de Alcântara Videira e contou que virou pastor evangélico, passando a receber salário de R$ 2,5 mil.

Da Redação
(Piada)

Eu tenho a tendência em acreditar nas pessoas. De repente o cara esta sendo sincero. De qualquer forma ele quer ficar preso, então ta. A outra notícia que poderia estar ali em cima era a de que uma revista alemã fez uma campanha “super criativa” sobre o desaparecimento da menina Madaleine. Acho que no mínimo o editor dessa revista deve ir pra cadeia. No mínimo. Ele, caso seja jornalista, acho que deveria ser proibido de escrever. Sinceramente vai fazer piada com o diabo que lhe carregue.

3 comentários:

Vitória Mota disse...

Muito bem, Tiaguito. Agora, vamos dizer para o mundo porque no nosso País(Rio Grande do Sul), nós chamamos dinheiro de pila. Sempre falamos "um pila, 5 pilas, 50 pilas!"

Tiago Paixão disse...

Será respondido... Pesquisa já foi realizada previamente...
Apenas um adendo... Umas das pessoas mais queridas e assíduas deste blogo não são gaúchas... Destaque especial para a querida Olívia (não Mota... não é a mulher do Popei).. Ela é carioquíssima...

Anônimo disse...

Saudacoes para Dona Ana....a Donana.
abraco, nelson.