segunda-feira, 15 de outubro de 2007

SEGUNDA

HISTÓRIA
(Era o tempo do imperador.)
No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro Primeiro, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

NOTÍCIA
(Mas faltam professores)
Mais de 70% dos formados em Licenciatura no País não trabalham como professores nas escolas brasileiras. Estudo inédito feito pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que, com exceção das áreas de física e química, existem mais licenciados do que a demanda para dar aulas em todas as salas de 5ª a 8ª série e do ensino médio. Cerca de 1,2 milhão se graduaram como potenciais professores nos últimos 25 anos e o crescimento nesse contingente desde 2001 foi de 66%. Mas eles não querem ir para as salas de aula.

DA REDAÇÃO
(E no dia do professor)
Lembro com carinho da primeira professora que eu tive. O nome dela é Rosangela. Eram idos de 1984 em Rio Grande. Colégio Cantinho infantil. Não lembro como era o rosto dela, não lembro nem mesmo da voz dela, mas o nome ficou registrado na minha memória. Depois a Professora Maristela por dois anos e por ai seguiu. Era um tempo interessante, não entendia muito bem as coisas, mas foi interessante.

Nenhum comentário: