segunda-feira, 8 de outubro de 2007

SEGUNDA

História
(Hoje é pessoal)

O primeiro registro de Pessoas jogando Baseball foi em 1700 na Inglaterra. O Jogo, no entanto, foi oficialmente criado em 1839 em Cooperstown por um homem chamado Doubleday. Os primeiros times se organizaram em 1845 com ligas organizadas em 1888. Hoje em dia, é um esporte jogado em todos os continentes, sendo também o principal esporte em países como o Japão e a Venezuela.

Notícia
(imbecil)

Intrusos, aparentemente bêbados, invadiram nesta madrugada o Museu DOrsay, em Paris, e fizeram um furo na renomada tela "A Ponte de Argenteuil", do pintor impressionista Claude Monet. Uma câmera de vigilância filmou um grupo de quatro ou cinco pessoas entrando no museu, localizado na margem esquerda do Rio Sena, e que guarda uma das maiores coleções de obras de artistas impressionistas. Um alarme soou e o grupo fugiu, mas não antes de danificar a pintura, de valor inestimável, de acordo com a ministra da Cultura da França, Christine Albanel. Nenhuma prisão foi efetivada até o momento.

Da Redação
(Revoltado)

Não é possível imaginar o que tem na cabeça alguém que faz um ato de vandalismo. Estragar por estragar? Não consigo entender essa lógica. Fazer isso porque é Legal? Pra poder contar pros amigos: - Eu estraguei um quadro do Monet. Ou pior... - Eu pixei uma casa, emporcalhei um muro e todo mundo sabe que fui eu. Sinceramente o desprezo por tudo o que é certo está me incomodando de uma forma que eu não imaginei que poderia.

4 comentários:

Vitória Mota disse...

Precisamos ser tremendamente contra qualquer ato de vandalismo, praticado contra seja o que for. Mas tem uma coisa que eunão entendo: porque qualquer obra de arte, mesmo aquelas que a gente olha, olha e não entende, tem que ter mais valor que a vida de um ser humano??? Gastam milhões de dólares para proteger uma obra de arte, mas não gastam um centavo para melhorar a vida de pessoas que residem em países miseráveis, inclusive sem comida?
É apenas uma pergunta.

Tiago Paixão disse...

É um pergunta... quem quiser se habilitar a responder fique a vontade... eu vou responder...

A obra de arte em questão, assim como a maioria, está em um museu privado, pago e mantido por um particular. A obra de arte ajuda a contar a história da humanidade, pois a história da arte, através do renascimento (século das luzes e base para o iluminismo), por exemplo, serviram de inspiração e modelo para revoluções que modificaram a civilização.
Entendo que é apenas uma pergunta, no entanto, a resposta pode ser populista e perigosa, pois a falta de valor a cultura pode causar problemas sérios a um povo, como por exemplo eleger um torneiro mecânico pra Presidente. Ele sim gostava de desvalorizar a arte e a cultura, sendo essa forma, históricamente, a mais eficiente pra acabar com um povo.

Vitória Mota disse...

Acho que eu não soube me expressar. Não sou contra a valorização da arte e nem ignoro sua importância para a história do homem; eu só quis dizer que o mesmo cara que gasta milhões em uma obra de arte muitas vezes não destina um níquel para os famintos.

Ollie disse...

Eu tb ando com essa revolta, e muito grande, e cada vez mais inclinada a sair do país.
Mas o pior foi me dar conta do primeiro pensamento que me veio à cabeça: "deve ter sido brasileiro!"
Pior que de repente era até um francês, um inglês, um 'desenvolvido'. Mas é só pra fazer notar a descrença e o desgosto que eu estou tendo por esse país e seus viventes.