quarta-feira, 12 de setembro de 2007

QUARTA - POSTAGEM CEM - SHANA TOVA

HISTÓRIA
(Anos depois a crise dos selos)

O Brasil destaca-se na história dos serviços postais por ter sido o segundo país do mundo a emitir selos. O primeiro foi a Inglaterra. Em 1840, o governo britânico emitiu o selo de um penny, valor da menor moeda britânica em circulação. Trazia a efígie da Rainha Vitória. O selo brasileiro começou a circular dois anos depois, por determinação do imperador Pedro II. O primeiro selo tinha o nome de olho-de-boi e foi, em seguida, emitido também, o Olho de Cabra. Foi emitido com os valores de 30, 60 ou 90 réis, conforme se destinasse a selar correspondência para a mesma cidade, o país ou o exterior.

NOTÍCIA
(enquanto isso no Japão...)

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou hoje que decidiu apresentar sua renúncia, após quase um ano no cargo. Abe foi eleito em 26 de setembro de 2006, substituindo Junichiro Koizumi. Desde o primeiro momento seu mandato foi marcado por erros, casos de corrupção de seus ministros e baixa popularidade, atribuída em parte à sua falta de liderança.

DA REDAÇÃO
(Antes de mais nada)
Shana Tova a todos. Isso significa feliz ano novo. Espero que se faça, enfim, algo feliz. Talvez hoje o Brasil todo ganhe um presente, talvez o mundo olhe para o Japão. Me arrisco a dizer que os mais despudorados do Japão seriam ainda, exemplos no Brasil. Espero que a quarta-feira não fique obscurecida por mais um amistoso da Seleção... Acho que já esperei demais.

Nenhum comentário: