segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Tá e cade o orgulho?

Sei que provavelmente serei vaiado por esse texto, mas lá vai.

Cade o orgulho de ser gaúcho?

Me parece que isso está baseado em uma história velha, amarelada e contada de acordo com a conveniência de alguns.
Hoje ser gaúcho é ser preconceituso, bairrista, encher a cara na semana farroupilha e brincar de acampar no centro da cidade.
Não me orgulho disso... Nem perto...
Vejo as notícias e acompanho um número absurdo de mortos em acidentes de trânsito... Ontem mesmo assisti a um que me arrisco a dizer: Está relacionado com a bebedeira que é promovida nessa época.
O estado hoje vive de um sentimento que em nada tem a ver com nossos dias... Epopeia Farroupilha? Virar de costas para o Brasil? Você acha isso bonito?
Parabéns, está contribuindo para um isolamento cada dia maior.
Nossos campeiros hoje são políticos agregados de um movimento totalmente urbano. Os nossos cantores não conhecem lides campeiras... apenas o vocabulário.
Os tradicionalistas usam calças apertadas e camisas floridas.
E a nossa história? Alguém ainda pesquisa?
Desculpem os orgulhosos, mas pra mim 20 de setembro é dia de luto. Luto por um povo que soube ser guerreiro um dia.
Luto por uma cultura que hoje é um comércio.
Luto especialmente pelas vítimas da bebedeira.
Mas como sempre eu digo, muita gente ganha dinheiro com isso... portanto, meu texto será um nada diante de tudo.
Uma pena... uma pena...

Nenhum comentário: