sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Receita para o Fim de Semana - Frango com Sálvia



A colega e amiga Márcia Schosler mandou a receita que compartilho com vocês. A harmonização é minha.

Receita: Frango com Sálvia

Ingredientes:
- Meio quilo de peito de frango cortado em tiras
- 1 dente de alho esmagado
- dois ovos batidos
- um colher de sopa cheia de mostarda forte
- farinha de rosca
- uma xícara de folhas frescas de sálvia, rasgadas grosseiramente
- sal, pimenta do reino
- óleo para fritar


Preparo:


- Tempere os pedaços de frango com algumas horas de antecedência, colocando-os de molho numa tigela em que misturamos os ovos batidos, a mostarda, alho, pimenta, sal e as folhas de sálvia. deixamos tomar gosto por algumas horas na parte baixa da geladeira.
- A seguir vamos passar os pedaços pela farinha de rosca e fritá-los em óleo bem quente. A sálvia frita tem um sabor maravilhoso.
- Esta receita também poderá ser assada em forno, coberta por papel alumínio, o lado brilhante para dentro.

Harmonização:
Vamos aos fatos. Observe na receita a MOSTARDA FORTE. Primeira pergunta seria, qual mostarda, isso seria fundamental na harmonização. Quando se fala em mostarda forte, refere-se a mostarda inglesa (ou alemã) condimentada. Fuja da tentação de colocar mostarda de Dijon, não vai funcionar e irá interferir profundamente na harmonização. A mostarda forte vai puxar um sabor mais encorpado e irá pedir um vinho com maior estrutura, no entanto os florais me agradam basatante com a mostarda e a sálvia. O conselho para os admiradores do branco é o Riesling, Gewurztraminer ou ainda um menos comum, Pinot Gris. Dando nome aos bois. Experimentem os Casa Valduga Gewurztraminer Premium. Excelentes. Aproveitem a receita da Márcia e o vinho da serra.

Nenhum comentário: