terça-feira, 4 de agosto de 2009

Terça

História
(vá tomar banho)

Em “Casa Grande & Senzala”, Gilberto Freyre analisa os hábitos de higiene dos índios versus os do colonizador português. Depois das Cruzadas, como corolário dos contatos comerciais, o europeu se contagiou de sífilis e de outras doenças transmissíveis e desenvolveu medo ao banho e horror à nudez, o que muito agradou à Igreja. Ora, o índio não conhecia a sífilis e se lavava da cabeça aos pés nos banhos de rio, além de usar folhas de árvore para limpar os bebês e lavar no rio as redes nas quais dormiam. Ora, o cheiro exalado pelo corpo dos portugueses, abafado em roupas que não eram trocadas com freqüência e raramente lavadas, aliado à falta de banho, causava repugnância aos índios. Então os índios, quando estavam fartos de receber ordens dos portugueses, mandavam que fossem “tomar banho”.

Notícia
(Assaltam a polícia)

A base da Polícia Militar em Guararema foi assaltada na madrugada de ontem. O único policial de serviço foi rendido e trancado no banheiro. Os criminosos roubaram armas e munições. Por volta das 3 horas, um homem chegou à base da e chamou pelo policial. Ele falou que era agente do Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado e que precisava de ajuda. Quando o cabo abriu a porta, foi rendido pelo ladrão, armado com uma metralhadora. Outros três homens armados com pistolas invadiram a base e amarraram o policial. Eles recolheram sete revólveres calibre 38, duas espingardas calibre 12 e uma pistola ponto 40. Também foram levadas 250 munições dos mesmos calibres, um colete a prova de balas, um boné da PM, R$ 48 em dinheiro e o celular do cabo.

Da Redação
(Piada)

Tão assaltando a polícia. O que sobra para nós? É complicado. De quem é a culpa? Dos colonizadores? Já pensei que sim. Mas tivemos bastante tempo para emendar-nos, mas não tivemos interesse. Costumo dizer que o Brasil é uma piada de Português...Uma piada ... e de mau gosto!

Nenhum comentário: