terça-feira, 1 de julho de 2008

TERÇA

HISTÓRIA
(Real)

Há exatos quatorze anos entrava em circulação o REAL. Moeda criada em um complexo sistema de transição com a indexação pela URV (Unidade Real de Valor). A URV ficou quase um ano sendo utilizada e o Real foi criado com a valoração de UM Dólar. Em 95, chegou a ficar valorizado, com um dólar valendo um real e vinte centavos.

NOTÍCIA
(Pressão)

Crise monetária é a pior desde a Segunda Guerra Mundial. A informação é de uma central de investimento Norte Americana. Uma conjuntura associando aumento de preços de alimentos e comódities energéticos exerce uma pressão inflacionária mundial.

DA REDAÇÃO
(Associando)

Ou seja, duas coisas o mundo precisa... Comida e petróleo. Os donos desses comodities perceberam uma crise no crédito, ou seja as pessoas tem menos dinheiro para pagar as suas dívidas, e resolveram fazer uma poupança se prevenindo de uma recessão internacional. Resultado, isso provocou a recessão. Os efeitos, acreditem, já estão sendo sentidos no Brasil. Como diria Ronald Regan: Recessão é quando o seu vizinho perde o emprego. Depressão é quando você perde o emprego.

Um comentário:

Tiago Paixão disse...

A época da hiperinflação para mim era sentinda da forma mais inocente possível. O Preço dos Botões. Eu jogava futebol de botão incansávelmente e comprava sempre que recebia minha mesada. Aos poucos eu fui percebendo que eu levava menos dinheiro e comprava menos botões. Depois eu entendi outras coisas... lembro do Overnight que era um tipo de investimento realizado da noite pro dia (literalmente)... das contas remuneradas (corrigidas diariamente) e de números como inflação de 60, 70 80 por cento ao mês.