sexta-feira, 2 de maio de 2008

Receita para o fim de semana.


A dica que eu estou dando hoje é a respeito de uma coisa muito simples, mas extremamente saborosa. Purê de batatas. Fazer o purê é muito simples, transforma-lo em algo delicioso é mais fácil ainda. Para fazer:

Ingredientes:
500 gramas de batatas, descascadas e cortadas em cubos.
Meia xícara de leite.
Uma colher de sopa de manteiga
Sal a gosto.

Como fazer:
Ferva os cubinhos até estarem cozidos. Retire e amasse. Em uma panela coloque a batata amassada, a manteiga e o leite e mexa até ficar com a consistência que deseja.

O que fazer com o purê?
Pode se fazer uma espécie de escondidinho com carne desfiada, carne seca, charque ou frango desfiado. Coberto com queijo ralado e gratinado por três minutos em um forno a 200 graus.

Pode usar como acompanhamento perfeito para o peixe, de preferência coberto com cebolinha picada.

Uma receita especial. Em duas omeleteiras, esfregue um papel toalha com margarina e coloque purê dos dois lados. Em seguida, coloque em cima de um dos lados queijo bry (ou qualquer queijo que derreta facilmente) e feche a omeleteira, levando ao fogo dos dois lados por uns 10 minutos para ficar tostado. É quase uma batata suíça, mas bem mais fácil.

Harmonização:Cabe usar o vinho de acordo com a combinação que está se fazendo com a batata. Ou seja, caso se faça o “escondidinho” usar um vinho tinto, tipo Merlot. Caso se vá usar como acompanhamento para um peixe, sugiro um Sauvignon Blanc. No caso da “Batata suíça”, eu usaria um espumante brut. Tenha liberdade, a batata lhe permite isso.

3 comentários:

Fernanda Rafaeli Gomes disse...

Quando citaste a omeleteira na receita, achei que sairia uma omelete com o purê de batatas.

Maycon Muniz disse...

ah... te desse mal. Pode preparando ai esse prato que to indo pra poa SÓ pra come ! euaihaeuihea Abraços meu querido

Maycon Muniz disse...

Ah, te desse mal. Vo ir a POA e tu vai te que faze esse pure ai.
Abraços