sexta-feira, 16 de maio de 2008

Receita para o fim de semana - Pelo Cheff Metido!



Hoje eu estou meio pretensioso e não vou colocar uma receita, mas um serviço de três pratos fortes para o inverno.

Entrada:

Caldo de Feijão.//

Ingredientes:
Lingüiça
Feijão
Três folhas de louro
Uma cebola média

Cozinhe o equivalente a uma xícara de feijão para cada três pessoas. A melhor forma de cozinhar é deixar de molho de um dia para o outro, em seguida colocar em uma panela e deixar ferver por 40 minutos coberto por água. Tempere com lingüiça calabresa, três folhas louro, cebola picada e refogada e sal. Depois de cozido, reserve a linguiça para colocar depois, bata em um liquidificador com o caldo e mais meio litro de água. Leve novamente ao fogo. Ao ferver, coloque um tomate cortado em quatro. Quando o tomate desmanchar é o ponto certo para servir.

Prato Principal:

Salmão ao molho de manteiga:

Ingredientes:
Um porção de Salmão
Uma colher de sopa de alcaparras
10 gramas de manteiga
Um maço de Rúcula

Pegue o filé de salmão, corte em dois. Pegue um dos pedaços e coloque em uma figideira bem quente sem tirar a pele. A pele deve estar pra baixo e o filé deve ser cozido por 7 minutos em fogo médio. Depois dos sete minutos, vire o filé e deixe por três minutos. Em uma outra figideira, derreta a manteiga e passe rapidamente as alcaparras, em seguida coloque o filé no centro do prato, coloque o molho por cima e a rúcula em volta do filé.

Sobremesa:

Morangos com Pimenta:

Ingredientes:
Uma bandeja de morangos frescos.
Creme de leite
Açúcar de Baunilha
Pimenta do reino preta

Corte os morangos em quatro. O creme de leite deve ser batido com o açúcar de baunilha. Coloque o creme batido em cima dos morangos e moa um pouco de pimenta em cima do creme.

Vinhos:
Pra entrada um Cabernet Franc. Pode ser um jovem safra entre (2005 e 2007) da Argentina. Um vinho forte que não vai “sumir” diante do forte caldo.
Para o prato principal a sugestão é um bom Riesling. Trata-se de um vinho de acidez bem elevada que combina bem com o molho e o peixe com bastante gorduras. O Floral do vinho combina com o sabor forte da alcaparra. Há bons Rieslings no Brasil especialmente os de safras do começo da década.A sobremesa eu sugiro um vinho de Mousseux. Trata-se de um espumante com um bom nível de açúcar que combina bastante com o creme que irá por cima dos morangos. São os espumantes franceses mais baratos variando entre 10 e 20 reais.

Nenhum comentário: