sexta-feira, 18 de abril de 2008

SEXTA

História
(Brutal)

Durante uma pequena viagem eu recebi uma informação que eu confesso que não sei se procede, no entanto, vou compartilhar com vocês. Os índios Charruas, que povoavam o sul da América, foram dizimados. A última família de Charruas que se tem notícia, foi mandada para a França pelo General Rivera, primeiro presidente do Uruguai, para ser exposto em um Zoológico como sendo “animais exóticos do sul da América”.

Notícia
(Morte)

Um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi morto durante uma tentativa de assalto na madrugada desta sexta-feira no Rio de Janeiro. O cabo Kleber do Amparo, 39 anos, estava com a mulher no carro, na Praia de Charitas, quando foi abordado por dois homens. Ele reagiu e conseguiu matar um criminoso antes de ser baleado. Quando o socorro chegou ao local, o policial já estava morto. A mulher não ficou ferida durante a troca de tiros. Amparo estava de folga durante a ação. A polícia apreendeu duas armas.

Da Redação
(Há tempos)

Durante parte da minha infância eu ouvia falar em Índio e Mocinho. O índio era um bandido. Isso foi na década de 80. É incrível como essa balela durou tanto tempo. Hoje, pouco se fala nos indígenas, até porque a cultura ocidental conseguiu contaminar o que eles tinham de puro. É triste.

2 comentários:

Marcelo Ribeiro disse...

Sugestão de leitura para o final de semana. Não é necessário que se leia tudo, basta pegar alguns trechos:

"As veia abertas da América Latina".

Quem ainda não leu, vale a pena dar uma conferida.

Tiago Paixão disse...

Eduardo Galeano... Li na época da faculdade.
Ótimo.
RECOMENNNNNNNDO