quarta-feira, 17 de outubro de 2007

QUARTA

HISTÓRIA
(A primeira)

A constituição americana foi escrita na Convenção Constitucional na Filadélfia - Pensilvânia (Philadelphia – Pa), entre 25 de maio e 17 de setembro de 1787. Promulgada pelo Presidente Thomas Jefferson, é a unica carta magna dos Estados Unidos até hoje. Para alguns atropologos o segredo do sucesso americano está na primeira emenda que diz: "O congresso não deve fazer leis a respeito de se estabelecer uma religião, ou proibir o livre exercício das mesmas; ou diminuir a liberdade de expressão, ou da imprensa; ou sobre o direito das pessoas de se reunirem pacificamente, e de fazerem pedidos ao governo para que sejam feitas reparações por ofensas"

NOTÍCIA
(220 anos depois)
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, poderá vetar, por razões da segurança nacional, uma medida que protege o sigilo das fontes jornalísticas em certos casos federais, informou nesta terça-feira a Casa Branca. O Escritório de Gestão e Orçamento (OMB, sigla em inglês) da Casa Branca explicou em um documento que a administração se opõe "energicamente" ao projeto de lei. A posição é de que o texto é "amplo" demais, e que além disso minaria "a capacidade do governo de investigar casos de terrorismo e outras ameaças à segurança nacional". O congresso aprovou a lei baseado no texto da primeira emenda.

DA REDAÇÃO
(Monstrengo)
Não sou corporativista, considero que algumas salvaguardas são descabidas, no entanto, digo com toda a certeza que a aprovação de uma lei como essa não vai mudar substancialmente o trabalho dos jornalistas. Seguramente vai criar uma verdadeira caça as bruxas. Se trata de apenas mais uma medida para cercear as liberdades das pessoas e transformar o Governo Bush no mais tirano da história americana.

Nenhum comentário: