terça-feira, 24 de julho de 2007

TERÇA

HISTÓRIA
(há 72 anos)

Hoje o quadro de história é meio pessoal. Há 72 anos, o General Flores da Cunha junto com os seus filhos, fundava a Rádio Farroupilha. NA época era a principal emissora de rádio do estado. A emissora tinha a maior potência, a melhor programação e em seguida foi apelidada de "A grande voz do Rio Grande". Viveu várias crises, esteve sob o comando dos Diários e Emissoras Associadas e desde 1982 está na RBS. Lidera o IBOPE de Porto Alegre desde 1982 e também tem a maior audiência proporcional do Brasil desde 2003.
Para saber mais procure pelo livro Farroupilha 70 anos de História do Grande escritor Tiago Paixão!!!

NOTÍCIA:
(agora sim)


A companhia aérea TAM informou hoje ter pago a primeira indenização a uma vítima do acidente com o vôo 3054, ocorrido na terça-feira da semana passada, dia 17.
A informação é do presidente da companhia aérea, Marco Bologna. Ela não informou, contudo, a quem foi realizado o pagamento, tampouco qual foi o valor. Ainda segundo o executivo, algumas famílias já agendaram reuniões para discutir a indenização, mas a empresa está analisando separadamente possíveis adiantamentos.
Para facilitar os encontros com familiares das vítimas, a TAM e a seguradora Unibanco AIG colocaram em funcionamento dois escritórios 24h, em São Paulo e em Porto Alegre.

DA REDAÇÃO:
(superação)

É necessária a superação da tragédia, uma semana depois. Não é facil, e nem sempre é possível. O que tenho a dizer nesse momento é a dor que vamos todos sentir no final da tarde de hoje. Também quero saudar o pagamento de indenização e também o conselho de que os familiares entrem com processos contra a empresa. Não se trata de pagar o sofrimento, mas sim de fazer a empresa sentir exatamente onde dói mais: No bolso!!!
Abraços e até mais...

5 comentários:

Ollie disse...

Pra mim, o acidente do 3054 foi como o do 1907: resultado de uma combinação de fatores.

Só que eu não creio que o mais apropriado seja jogar à companhia aérea a responsabilidade total por tudo.

Um reverso não estava funcionando. Ok. Mas e a pista sem grooving? E o Congonhas operando acima da capacidade há séculos, sob o conhecimento de todos? E o fato do aeroporto ser encravado entre salas de jantar de famílias?

Não creio que a TAM deva ser o bode expiatório de toda essa desgraça porque admitiu o defeito no reverso. Foi nessa que aquele palhaço do assessor daquele outro anão de circo escarneceu em gestos obcenos na tv.

Acho sim que ações devem ser propostas na justiça. Mas contra o Estado. Contra o Estado que permite um caos aéreo por quase um ano, a quem não basta uma tragédia com 154 mortos, mas precisa de outra com quase ou mais de 200. E que ainda assim, não vai tomar nenhuma atitude realmente eficaz.

O reverso não funcionou, mas o avião pararia numa pista maior e com grooving. Quem conhece o Congonhas sabe o quão elefante branco ele é.

E eu vou parar lá em 10 dias, lalarirará...

Ollie disse...

Ah, uma coisa:

Uma providência que já foi tomada e eu achei realmente válida é a vedação de escalas no Congonhas.

Isso, sim, eu acho que é sovinismo das empresas aéreas, especialmente da Gol que é a mais habituée de fazer isso.

Diga-me que grande necessidade um vôo que sai do Rio com destino a Porto Alegre tem de parar em São Paulo? Nenhuma, exceto para lotar o avião e gerar mais receita ao menor custo possível. E, com isso, inchar a movimentação de um aeroporto já suficientemente inchado.

Tiago Paixão disse...

Ollie:

Concordo contigo... e confesso que não me fiz entender por completo... Os processos não devem ser apenas contra a companhia (os as companhias)... Infraero e ANAC também tem culpa nos cartórios... Processo neles também...

O mais importante é que algumas pessoas, nesses momentos de dor, acham que é até um desrespeito a memória dos entes queridos caso falem em cobrar o que lhes é de direito... De forma alguma... Não considero desrespeito... considero que é direito... e é uma forma de cobrar a responsabilidade da Companhia... que por sinal tinha seguro... que vai pagar por isso...

Uma informação... A tragédia acontecida com o Avião da TAM em Cogonhas (o outro)... ainda não teve indenizações pagas... desde 1996... em parte, porque alguns passageiros em momento de emoção forte, assinaram documentos mal cheirosos oferecidos em troca de mirrados reais, em que abriam mão de suas indenizações e da grana do seguro...

E sigo insistindo... A culpa vai ser do Piloto que não poderá se defender e é mais conveniente para o Governos, anac, Infraero, TAM e assessores FDPs (desculpe pelo nível, mas é isso mesmo)

Tiago Paixão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ollie disse...

Sim, sim, entendi. Tá maluco quem não quer indenização por "desrespeito". Não levanta ninguém da cova mas é a única "compensação" que ainda se pode usar como sanção pela irresponsabilidade ocorrida.

Mas o piloto já tá tendo a barra limpa, pelo menos pelas notícias que eu vou lendo nO Globo. Aliás, quanto mais leio, mais me apavoro com o Brasil.