sexta-feira, 13 de julho de 2007

SEXTA

HISTÓRIA
(ai que medo)

A tradição do azar da sexta-feira 13 tem pelo menos duas de suas origens na mitologia nórdica. Conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu de furo e o jantar terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Segundo outra história, a deusa do amor era Friga. Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, formando um grupo de 13 malfeitores. Também se diz que na sexta-feira da paixão, Jesus fez uma última ceia tinha 12 pessoas em sua companhia. Ainda em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307, o templários foram declarados inimigos do Rei Filipe IV da França, sendo posteriormente todos condenados a morte por heresia.

NOTÍCIA
(A bruxa tá solta)

A festa de abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio esteve ameaçada de não ser realizada. Por falta de pagamento, a empresa responsável pelo serviço de montagem do palco ameaçou retirar tudo do local e foi preciso intervenção da Força Nacional de Segurança. A confusão só terminou no meio da tarde, quando foi pago o valor devido. Os funcionários, então, voltaram a montar as estruturas de ferro e pelo revestimento de madeira do palco, garantindo que tudo estará pronto para a festa, às 17h30 horas desta sexta.

DA REDAÇÃO
(solta a bruxa... solta)

O orçamento original do Pan do Rio era de 800 milhões reais. Hoje, dia da abertura do Pan, a conta já está em 3,7 bilhões de reais. Pouco né? Acontece que grande parte dos forncedores ainda não foram pago e com certeza alguns não vão ver a cor do dinheiro. Eu digo e afirmo: O Brasil não está preparado pra organizar nem uma quermesse, pois ainda assim haveria desvio de dinheiro. (veja as festas na Granja do Torto)
Há alguns anos, um adido americano fez um comentário dizendo que a corrpução era endêmica no Brasil. Houve uma reação forte do governo. O diplomata americano estava coberto de razão.

Nenhum comentário: