terça-feira, 26 de junho de 2007

TERÇA

MEMÓRIA
(Da série ... De onde vem..)
A expressão feito nas coxas tem origem na época da escravidão. As escravas tinham, entre suas tarefas, fazer telhas para as casas grandes. Para fazer as telhas, os moldes usados eram as próprias COXAS. Como na época os sistemas de qualidade ISO ainda não estavam na moda, é claro que o tamanho e a largura das telhas variavam de acordo com o tamanho da coxa. No momento em que eram colocadas nas casas, acabava fazendo água, chovendo dentro da casa e quando eram questionados sobre os problemas, os patrões diziam: - Foi feito nas coxas. Logo virou sinônimo de pouca qualidade... Quando algo não é bem feito, logo se diz que foi feito nas coxas... Como se as escravas e suas coxas tivessem culpa.
NOTÍCIA
(Notícia ruim mesmo)
Porto Alegre amanheceu com várias pichações racistas nas calçadas próximas a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.// A frase pichada foi: - Negros só se for na cozinha do RU... // Até o momento, a polícia ainda não identificou os responsáveis pela pichação.// O responsável pode ser enquadrado por crime de dano e também por racismo.// Nos últimos dias, o debate sobre o sistema de cotas nas universidade tem gerado reações de grupos a favor e contra a política.// Naturalmente, esse tipo de manifestação acaba por apatifar a discussão.////
DA REDAÇÃO
(pelo pessoal da limpeza... o resto não veio trabalhar)
O mais importante de qualquer discussão é o nível em que ela é colocada. Queria divagar hoje sobre a besteira que é o racismo. Acredito que o racista é, ele sim, digno de ser discriminado. Via de regra trata-se de um frustrado ou alguém que pensa ser bem mais importante do que realmente é. Sobre o sistema de cotas, tenho a minha opção, tenho minha opinião, no entanto, isso é bem menos importante do que o problema do racismo. Tudo o que as pessoas que se dizem contra o sistema de cotas conseguiram, é apatifar o debate e reduzir pra um nível absurdamente baixo. Acredito, sinceramente, que cadeia pra essa gente é pouco. Pra mim o racista tinha mesmo que passar por algo semelhante ao que diz achar bonito.
Volto mais tarde e mais calmo....

Nenhum comentário: