sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Receita para o fim de semana - Filé a Belle Muniere


File de Peixe a Belle Muniere
A la meuniere : a moda da mulher do moleiro. Classicamente é um prato de file de peixe que recebe este nome porque e passado na farinha de trigo. Depois de frito, e guarnecido de um molho de manteiga clarificada derretida, salsinha e suco de limao. E servido com batatas cozidas no vapor. O mesmo nome pode ser usado em outras preparacoes que sejam passadas em farinha.
Ingredientes:
750grs de filé de linguado temperado com limão e pimenta do reino
2 colheres de sopa de farinha de trigo
8 colheres de chá de margarina light
120grs de camarão cozido e picado
1 xícara de champinhon fatiado
2 colheres de sopa de alcaparras
1 colher de sopa de salsinha picada
Modo de preparo
Passe o file de peixe na farinha de trigo. Numa frigideira não aderente, doure os dois lados na metade da margarina, virando com cuidado, até ficarem cozidos.Retire o peixe e reserve, mantendo aquecido. Na mesma frigideira, doure rapidamente o restante dos ingredientes na margarina restante.Despeje sobre o peixe.
Harmonização:
O prato é clássico. O vinho também deveria ser. Chamo a atenção para um vinho de nome complexo e de sabor simples. GEWURZTRAMINER. O vinho branco tem notas florais fortes e tem fim de pimenta, o que justifica o nome da uva: Pimenta em alemão. O sabor apimentado e floral do vinho vai combinar com as alcaparras e a GEWURZTRAMINER Cordilheira de Santanna - Reserva Especial, Gewurztraminer 2004. Campanha, Brasil – R$ 42,00.

Nenhum comentário: