segunda-feira, 21 de julho de 2008

Segunda

História
(Besta)

A besta ou balestra é uma arma com a aparência de uma espingarda, com um arco de flechas, acoplado na ponta de sua coronha, acionada por gatilho, que projeta setas, dardos similares a flechas. Ela foi bastante usada no século XVI e chegou a coexistir com e depois foi substituída pelos mosquetes, primeiras armas de fogo. Hoje, continua a ser fabricada, pois é usada, em algumas partes do mundo, por caçadores. A besta têm esse nome por causa da proibição papal de utilizá-la contra outro cristão. Em regiões onde essa ordem não foi ouvida, ela tem outros nomes (como o inglês crossbow, literalmente "arco em cruz").

Notícia
(Burocracia)

A burocracia ameaça mais uma vez a vida de Tiarles Silveira Moretto, 29 anos, que convive com uma enfermidade rara, chamada fenilcetonúria atípica. Desde o dia 18, o medicamento Tetrahydrobiopterin BH4, importado da Suíça, está preso no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Sem o remédio, Tiarles pode entrar em coma. O estoque da família deve durar até o fim da semana.

Da Redação
(desgraça)

E não tem um juiz pra liberar os remédios... Se fosse um bandido eles liberavam bem rápido, mas é um remédio... pra salvar a vida de um justo... então, deixa ele morrer. Cadê os direitos humanos? Há tão ocupados cuidando dos bandidos.

Um comentário:

Ollie disse...

Balestra? Hummm... acho que fui atingida por uma flecha dessas que me dá febre alta e delírios crônicos. Sem cura, dizem.

;)