sexta-feira, 13 de junho de 2008

Receita para o fim de semana - Pelo Chef... simplesmente o Chef.


Bife com fritas:

1 Bife (Filé, contrafilé ou Alcatra) de 400 gramas
4 batatas médias (600g)
2 colheres (sopa) de óleo de canola
sal a gosto

Para o Bife:
Corte o bife (no sentido das fibras). Salgue e tempere com pimenta. Em Seguida sele a carne (com a frigideira bem quente passe por 30 segundos de cada lado). Uma colher de sopa de óleo e termine de fritar deixando em fogo médio por cerca de 2 minutos de cada lado.

Para as batatas:
Descasque as batatas, lave bem e corte em palitos. Coloque em uma assadeira e misture com o óleo, mexendo bem para que fique empregnada com o óleo. Leve ao forno alto (200ºC), por cerca de 30 minutos, mexendo ocasionalmente, até que fique dourada. Retire e sirva

Harmonização:O meu preferido para compor com o Bife com fritas é o Merlot. Considero um vinho bastante mineral o que pra mim combina bastante com a boa quantidade de sal (tempero básico da receita). Não se trata de uma harmonização muito ortodoxa, pois alguns diriam que esse prato exige mais corpo como um Carbernet Sauvignon ou um Malbec, fica a critério e ao paladar do leitor. Daí é uma questão de se o Vinho acompanha o prato ou o prato acompanha o vinho. No caso do Merlot, o prato segue sendo a estrela principal. O Carbernet Sauvignon permite a harmonia e o Malbec, faz do vinho o principal.

2 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

GOL CONTRA. Coitado do boi. Irrc.

Tiago Paixão disse...

Mais uma pra ala vegetariana do Blog. Una-se ao homem do contra. Agora esclarecendo... a Maioria do Blog não é de vegetarianos, ainda assim, em respeito ao DO CONTRA e agora a VC, são colocadas receitas vegetarinas de vez em quando e também eu não uso as minhas receitas de vitela e fois gras pois sei que consideram ofensivo.

Bjooooooooooooooooooooo