quinta-feira, 26 de junho de 2008

QUINTA

História
(Kill the president)

Hoje completam-se 100 anos do nascimento do ex-presidente do Chile Salvador Allende. Em 11 de setembro de 1973, com ostensivo apoio dos Estados Unidos, as Forças Armadas, chefiadas pelo general Augusto Pinochet, dão um sangrento golpe de Estado que derruba o governo da UP. Allende morreu quando as forças armadas rebeladas contra o governo constitucional atacaram o Palácio de La Moneda. Há duas versões aceitas sobre a morte de Allende: uma é que ele se suicida no Palácio de La Moneda, cercado por tropas do exército, com a arma que lhe fora dada por Fidel Castro; a outra versão é que ele foi assassinado pelas tropas invasoras. Sua sobrinha Isabel Allende Llona é uma das que acreditam que seu tio foi assassinado. Teve um funeral com honras militares em 1990.

Notícia
(Enganosa)

Um tribunal da Tailândia condenou a 11 meses de prisão uma prostituta por enganar um cliente sobre seu físico e por tentar extorquir dinheiro dele quando foi descoberta a verdade.// A prostituta de 27 anos e que pesa 100 quilos, terá de pagar ainda uma multa de 500 reais.// O cliente apresentou uma denúncia à polícia no dia 26 de setembro, na qual explicava que a mulher se descrevia, em um anúncio na internet, como "uma jovem de pele branca e seios grandes".// A Polícia disse que o homem decidiu deixar o lugar do encontro quando viu a prostituta, mas ela ameaçou procurar a esposa da vítima caso ele se negasse a manter relações sexuais e a pagar pelo programa./////

Da Redação
(Kill the president)

Alende foi, talvez, um dos primeiro ídolos que eu tive na vida. Tratava-se de um dos únicos políticos que conseguiu compreender o que é o socialismo. Longe do populismo soviético ou da ditadura cubana, Alende estruturou o Chile para ser a principal potência da América e talvez uma das maiores do mundo. Infelizmente, foi morto por Pinochet, a quem atribuo, sem medo de errar, a caracterização como um crápula.

Nenhum comentário: