quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

QUARTA

HISTÓRIA
(Tabaco)

O tabaco é nome comum dado às plantas originárias da América do Sul da qual é extraída a substância chamada nicotina. Os povos indígenas da América acreditavam que o tabaco tinha poderes medicinais e usavam-no em cerimónias. Foi levada para a Europa pelos espanhóis, no início do século XVI. Um médico francês, de nome Jean Nicot (de onde deriva o nome da nicotina) usava-o como medicamento, para curar as enxaquecas da rainha Catarina de Médicis.

NÓTÍCIA
(retirou-se)

O Tenista Brasileiro Gustavo Kuerten está deixando as quadras. A aposentadoria foi anunciada no dia ontem em Santa Catarina. O tenista foi o primeiro Brasileiro a figurar no primeiro lugar do Ranking da ATP. Kuerten também teve 20 títulos no circuito profissional, sendo três destes em Roland Garros um dos mais importantes torneios do mundo.

DA REDAÇÃO
(Fumo e o Guga)

O texto sobre o fumo não é nenhuma homenagem ao tabaco. Fume quem quiser, eu não quero, mas respeito o direito de quem fuma. Vocês vão entender mais tarde... Sobre o Guga, trata-se, para mim, de um dos maiores tenistas do mundo... Na época que o tênis tinha graça, que os atletas não eram biônicos programados para bater na bola sem pensar... sim até nisso eu sou nostálgico.

5 comentários:

Anônimo disse...

"Vengo de donde hay un río
Tabaco y cañaveral
Donde el sudor del guajiro
Hace a la tierra soñar"

A Guga não soube a ora de parar de jogar tênis. Ficou por longos anos sem condiçõs e se expondo, o que é uma pena. De fato, era daqueles tenistas que colocam o coração no que faz e era humano.

Aquela humanidade feita de extremos, capazes de, numa mesma partida, protagonizar lances geniais e mancadas astronômicas.

Fernanda Rafaeli Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Taíse disse...

Que lindo Fernanda. Assino em baixo do que você escreveu. Parabéns pela escolha das palavras.

Quanto ao Guga, é um exemplo de pessoa, caráter e esportista. Parabéns pra ele por toda sua trajetória.

A todos aqui do Blog um beijo grande.

Fernanda Rafaeli Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Otimo. agora sei da onde veio o nome do meu vicio! muito bom, Tiago!