quinta-feira, 27 de setembro de 2007

QUINTA

HISTÓRIA
(Burro)

A expressão Cor de Burro quando foge é mais um caso de incorreção provocada pela fonética. Acontece que quando atiçado, um burro foge. Quando o animal está correndo, ele não para nem mesmo que um trem fique a sua frente. Havia uma expressão, comum entre os mateiros, que era: Sou corajoso, mas corro de burro quando foge. Significava que era valente, porém não era burro. O coloquial se encarregou de transformar em “Cor de Burro quando foge” que, como vemos, nada tem a ver com a expressão original.

NOTÍCIA
(Boquinha)

A jornalista Tereza Cruvinel aceitou ser a presidente da Rede Pública de Televisão. Cruvinel era, até ontem, a principal colunista de política do Jornal O GLOBO. Grande crítica da política do Governo Federal, ela também assinava colunas em outros jornais do País e era comentarista de política da Globo News.

DA REDAÇÃO
(Maquiavel e Barão de Itararé)
O Barão de Itararé costumava dizer que Negociata é um grande negócio ilícito para o qual não fomos convidados. Já Maquiavel costumava dizer que o melhor para evitar problemas é trazer os seus inimigos (ou críticos) para perto de si. O Governo Lula parece que aprendeu a lição... Alguns jornalistas também... Seguramente o que Lula está pretendendo é formar uma equipe de comentaristas com Franklin Martins e Tereza Cruvinel. Quem será o próximo? Dica... Critique bastante o governo, de repente você pode ser o próximo convidado.

Nenhum comentário: